COMO PROMOVER A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING

FATORES RELEVANTES PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING

Autores

  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Nivaldo Pedro de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Wesley Schulz Mungo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.260

Resumo

Este artigo aborda a importância da motivação e do ambiente de aprendizagem no processo educacional. A motivação é o conjunto de razões, desejos e necessidades que impulsionam as pessoas a agir e buscar objetivos. Ela é essencial para o desempenho, realização e satisfação pessoal. O ambiente de aprendizagem refere-se ao contexto físico, social e psicológico onde ocorre o processo de aprendizado. Ele engloba o espaço físico, os recursos educacionais, as interações entre alunos e professores, além da cultura e clima emocional. Um ambiente de aprendizagem eficaz estimula a participação ativa, a curiosidade, o engajamento e a colaboração dos alunos. Um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor valoriza a diversidade e proporciona igualdade de oportunidades. Ele promove autonomia, motivação intrínseca e crescimento pessoal, permitindo que os alunos se tornem aprendizes ativos e independentes. No e-learning, promover a motivação é essencial para o engajamento efetivo dos alunos. Estratégias como o uso de recursos multimídia, atividades desafiadoras e relevantes, personalização do aprendizado, estabelecimento de metas claras, feedback regular e a criação de uma comunidade de aprendizado online positiva e colaborativa são importantes para estimular a motivação dos alunos no ambiente virtual. Implementar essas estratégias possibilita criar um ambiente de e-learning estimulante, promovendo a motivação intrínseca dos alunos e melhorando os resultados educacionais.

Biografia do Autor

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Estadual de Goiás,(2004); Graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela UVA - (Universidade Estadual Vale do Acaraú); CE, (2014); Especialização em: Educação Ambiental Pela Faculdade de Ciência Humanas de Vitória (2012) ; Especialização em: Gestão da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, (2014); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University; Flórida-USA (2023).

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida.

Nivaldo Pedro de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras-Espanhol; Pedagogia; Educação Especial. Licenciando em Ciências Biológicas. Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar; Linguísticas e Respectivas Literaturas; Psicopedagogia Clinica Institucional; Tecnologias e Educação a Distância; AEE em LIBRAS; Língua Portuguesa; Educação em Tempo Integral; AEE em BRAILE; Língua Espanhola; Docência no Ensino Superior; Educação Infantil e Anos Iniciais; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Informática na Educação; Educação Especial/Inclusiva; Psicologia da Educação; Ensino de Ciências - C10; Ensino de Literatura. Especializando em Docência na Educação Profissional Tecnológica. Mestre em Ciências da Educação pela UNIDA. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutorando em Ciências da Educação pela UNIDA e FICS.

Wesley Schulz Mungo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai

Graduado em Matemática. Graduado em Pedagogia. Especialização em Metodologia do ensino da Matemática. Especialização em Gestão, administração, inspeção e supervisão escolar. Mestrando em Ciências da Educação pela FICS.

 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Costa, E. J. da, Pereira, F. A., Meroto, M. B. das N., Oliveira, N. P. de, & Mungo, W. S. (2024). COMO PROMOVER A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING: FATORES RELEVANTES PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING. Revista Ilustração, 5(1), 169–178. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.260

Edição

Seção

Artigos Científicos