A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
PERCURSO HISTÓRICO DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.26Resumo
O presente estudo analisa o percurso histórico da Educação Física no Brasil, procurando compreender como as diferentes legislações definiram uma forma de avaliar o conhecimento na área. O enfoque se constitui a partir de um estudo bibliográfico e documental. Dedica-se a refletir e explicitar certos fundamentos epistemológicos que fundaram as linhas de ação e de constituição histórica da Educação Física no Brasil, os quais demarcaram certas condutas avaliativas que deveriam ser parte da cultura dos professores. Investe, de forma particular, na análise dos marcos legais, que vem produzindo a área, desde o projeto do Brasil República, até a última BNCC (2017), configurando um modo de entendimento de como vem se dando certa ruptura nos últimos 40 anos, com a questão da avaliação na escola. Esboça, com isso, algumas premissas, que encorajam aos educadores compreender que os movimentos renovadores da Educação Física são recentes e permitem novos horizontes críticos para as práticas avaliativas em relação ao saber-fazer (procedimental), ao saber-pensar (reflexivo) e ao saber-agir (atitudinal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eder Ferrari, Sidinei Pithan da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.