CONSCIENTIZAÇÃO DIGITAL

FORMANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS E PRESENCIAIS

Autores

  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Antonio Guilherme da Cruz Lima Must University, Estados Unidos
  • Jessé Marques Lima Costa Must University, Estados Unidos
  • Joberto da Silva Pessanha Junior Must University, Estados Unidos
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.257

Resumo

O objetivo principal de nosso estudo é investigar como promover a conscientização digital entre os alunos pode resultar em uma comunidade de cidadãos bem-informados e responsáveis, contribuindo para um ambiente virtual e presencial mais saudável. A motivação para este trabalho, que adota a abordagem de pesquisa bibliográfica, surge da preocupação em relação à maneira pela qual os alunos estão imersos precocemente no mundo virtual, a tal ponto que existe o risco de eles não questionarem ou refletirem sobre suas interações virtuais com outros indivíduos. Com base nas reflexões derivadas do embasamento teórico, também buscamos destacar o papel crucial da escola. Ao introduzir a tecnologia e a internet em suas práticas e metodologias, é imperativo que a escola também promova continuamente a conscientização dos alunos sobre os riscos e limitações associados ao uso da internet. Essa consciência é fundamental para evitar possíveis prejuízos e permitir que os alunos utilizem os ambientes virtuais para aprimorar sua aprendizagem e exercer a cidadania de maneira eficaz.

 

Biografia do Autor

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Antonio Guilherme da Cruz Lima, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza. 

Jessé Marques Lima Costa, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Joberto da Silva Pessanha Junior, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Ribeiro, C., Lima, A. G. da C., Costa, J. M. L., Pessanha Junior, J. da S., & Silva, J. R. (2024). CONSCIENTIZAÇÃO DIGITAL: FORMANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS E PRESENCIAIS. Revista Ilustração, 5(1), 139–144. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.257

Edição

Seção

Artigos Científicos