CURRÍCULO, METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO PARA ALINHAR O USO DAS TECNOLOGIAS POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS À PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lindoracy Almeida Santos Must University, Estados Unidos
  • Sandra Maria Rodrigues Lopes Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Shirle Maklene Veras Must University, Estados Unidos
  • Valterlina Rosa Boueres Pinheiro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.256

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre Currículo, Novas Metodologias, Tecnologia na prática docente, bem como discutir as metodologias ativas na prática docente e como elas concretizam esse currículo proposto pela BNCC e mostrar como esses pontos se convergem para uma educação efetiva, formadora de alunos ativos, críticos e reflexivos. Mostrar a importância da concretização do currículo no trabalho diário do professor e como as metodologias ativas são usadas para a formação do educando levando em consideração as mudanças educacionais vigentes e a importância do uso da tecnologia, de forma efetiva, em sala de aula. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória de artigos científicos e bibliografias com embasamento na temática e uma exemplificação de prática com uso da tecnologia- de forma efetiva- em sala de aula. A partir desse panorama, pretendeu-se compreender a importância da relação do currículo, novas metodologias, tecnologia e prática docente na formação de cidadãos que, por meio do conhecimento possam interferir, de maneira crítica e positiva no seu entorno para uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Biografia do Autor

Lindoracy Almeida Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Sandra Maria Rodrigues Lopes, Must University, Estados Unidos

Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Shirle Maklene Veras, Must University, Estados Unidos

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Gestão Escolar, Administração, Orientação e Inspeção, em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 

Valterlina Rosa Boueres Pinheiro, Must University, Estados Unidos

Especialista em Alfabetização e Letramento. 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Santos, L. A., Lopes, S. M. R., Santos, S. M. A. V., Veras, S. M., & Pinheiro, V. R. B. (2024). CURRÍCULO, METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO PARA ALINHAR O USO DAS TECNOLOGIAS POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS À PRÁTICA DOCENTE . Revista Ilustração, 5(1), 129–137. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.256

Edição

Seção

Artigos Científicos