TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

PRÁTICAS DE USO E SEGURANÇA ON-LINE

Autores

  • Rosimar Rodrigues Souza Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Claudio Giovane Prando Milli Must University, Estados Unidos
  • Jéssica Marinho Medeiros Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Alves Ferreira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.255

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de analisar sobre o contexto tecnológico existente nas instituições escolares e as questões de cidadania digital. Pois, a educação ao longo dos tempos tem se transformado e adaptado às novas tecnologias, sendo que, a partir das vantagens oferecidas pelas mídias digitais, tornou-se necessário capacitar o aprendiz a identificar e evitar situações de ameaças
virtuais. Fazendo da cidadania digital a promoção da inclusão, segurança e ética na rede, para preparar os estudantes a serem cidadãos conscientes e responsáveis. Para alcançar a meta deste trabalho foi realizado a pesquisa qualitativa, voltada a investigação de artigo, livro e e-book, que permitiram identificar situações e oportunizar apontamentos. A respeito há sistematização do estudo, discorre sobre os benefícios atribuídos das tecnologias para favorecer a educação, tecendo o docente como mediador para possibilitar um ambiente de ensino que promova a independência, a descoberta e o uso criativo com intenção segura e ética. E a relevância de se trabalhar a cidadania digital referente aos direitos e deveres, para que docentes e estudantes sejam capacitados para identificar e evitar situações de riscos, bem como utilizar de forma construtivas os recursos disponíveis. Em tempo considera relevantes as escolas como instituições sociais em explorar as oportunidades oferecidas pelas mídias digitais, e igualmente construir estratégias para diminuir os riscos virtuais que levam a vulnerabilidade da cidadania plena.

Biografia do Autor

Rosimar Rodrigues Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales.

Claudio Giovane Prando Milli, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jéssica Marinho Medeiros, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Patrícia Alves Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Souza, R. R., Araujo, C. S. de, Milli, C. G. P., Medeiros, J. M., & Ferreira, P. A. (2024). TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: PRÁTICAS DE USO E SEGURANÇA ON-LINE. Revista Ilustração, 5(1), 119–128. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.255

Edição

Seção

Artigos Científicos