TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PRÁTICAS DE USO E SEGURANÇA ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.255Resumo
A pesquisa tem o objetivo de analisar sobre o contexto tecnológico existente nas instituições escolares e as questões de cidadania digital. Pois, a educação ao longo dos tempos tem se transformado e adaptado às novas tecnologias, sendo que, a partir das vantagens oferecidas pelas mídias digitais, tornou-se necessário capacitar o aprendiz a identificar e evitar situações de ameaças
virtuais. Fazendo da cidadania digital a promoção da inclusão, segurança e ética na rede, para preparar os estudantes a serem cidadãos conscientes e responsáveis. Para alcançar a meta deste trabalho foi realizado a pesquisa qualitativa, voltada a investigação de artigo, livro e e-book, que permitiram identificar situações e oportunizar apontamentos. A respeito há sistematização do estudo, discorre sobre os benefícios atribuídos das tecnologias para favorecer a educação, tecendo o docente como mediador para possibilitar um ambiente de ensino que promova a independência, a descoberta e o uso criativo com intenção segura e ética. E a relevância de se trabalhar a cidadania digital referente aos direitos e deveres, para que docentes e estudantes sejam capacitados para identificar e evitar situações de riscos, bem como utilizar de forma construtivas os recursos disponíveis. Em tempo considera relevantes as escolas como instituições sociais em explorar as oportunidades oferecidas pelas mídias digitais, e igualmente construir estratégias para diminuir os riscos virtuais que levam a vulnerabilidade da cidadania plena.
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Copyright (c) 2024 Rosimar Rodrigues Souza , Camila Sabino de Araujo , Claudio Giovane Prando Milli, Jéssica Marinho Medeiros , Patrícia Alves Ferreira
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