REPENSANDO O CURRÍCULO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.254Resumo
O presente estudo aborda a evolução da educação diante das transformações digitais e das demandas contemporâneas de aprendizado. Nesse contexto, o currículo educacional está sendo reformulado para integrar tecnologias inovadoras e metodologias ativas, visando proporcionar uma experiência de aprendizado relevante e engajadora para os alunos. As tecnologias desempenham um papel crucial, oferecendo ferramentas que podem enriquecer a entrega de conteúdo, promover a colaboração, permitir o acesso a recursos globais e personalizar a aprendizagem. A combinação dessas tecnologias com metodologias ativas, como aprendizado baseado em projetos, sala invertida e gamificação, possibilitando assim a ampliação na participação dos alunos no alcance do conhecimento e de habilidades. Isso os coloca no centro da aprendizagem, fomentando habilidades como pensamento crítico, resolução de conflitos e comunicação eficaz. Ao adotar abordagens inovadoras e tecnologias apropriadas, as instituições educacionais podem capacitar os estudantes a desenvolverem em si mesmo o aspecto de protagonistas do seu próprio destino, o preparando para desafios vivenciados em sociedade em que estão inseridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Freilan Pereira da Silva, Priscila Caser de Assis Vieira, Renato Machado, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.