REPENSANDO O CURRÍCULO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Freilan Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Priscila Caser de Assis Vieira Must University, Estados Unidos
  • Renato Machado Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.254

Resumo

O presente estudo aborda a evolução da educação diante das transformações digitais e das demandas contemporâneas de aprendizado. Nesse contexto, o currículo educacional está sendo reformulado para integrar tecnologias inovadoras e metodologias ativas, visando proporcionar uma experiência de aprendizado relevante e engajadora para os alunos. As tecnologias desempenham um papel crucial, oferecendo ferramentas que podem enriquecer a entrega de conteúdo, promover a colaboração, permitir o acesso a recursos globais e personalizar a aprendizagem. A combinação dessas tecnologias com metodologias ativas, como aprendizado baseado em projetos, sala invertida e gamificação, possibilitando assim a ampliação na participação dos alunos no alcance do conhecimento e de habilidades. Isso os coloca no centro da aprendizagem, fomentando habilidades como pensamento crítico, resolução de conflitos e comunicação eficaz. Ao adotar abordagens inovadoras e tecnologias apropriadas, as instituições educacionais podem capacitar os estudantes a desenvolverem em si mesmo o aspecto de protagonistas do seu próprio destino, o preparando para desafios vivenciados em sociedade em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Freilan Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Priscila Caser de Assis Vieira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Renato Machado, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

 

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Silva, F. P. da, Vieira, P. C. de A., Machado, R., Santos, S. M. A. V., & Silva, T. P. A. da. (2024). REPENSANDO O CURRÍCULO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS . Revista Ilustração, 5(1), 111–117. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.254

Edição

Seção

Artigos Científicos