O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU CONTEXTO E RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE

Autores

  • Edivan Jorge Costa Must University, Estados Unidos
  • Benedito Braz Sobrinho Must University, Estados Unidos
  • Christiane Diniz Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Luciane Pereira de Castilho Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.253

Resumo

A sociedade dos dias atuais tem uma característica marcante, a mesma é fortemente influenciada pela presença da tecnologia. Invariavelmente todos os setores da ação humana estão envolvidos com algum tipo de instrumento tecnológico e digital seja ele computadores, tablets, smartphones, e na área educacional não é diferente, estamos no século dominado pelas tecnologias digitais, elas dominam em todos os setores do conhecimento humano, as tecnologias tem facilitado o sistema de ensino e aprendizagem e isso tem se avolumado de forma surpreendente influenciando positivamente os sistemas de ensino em todo o mundo. O presente artigo visa refletir sobre as contribuições oportunizadas pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na aprendizagem, no ensino e no desenvolvimento do currículo, identificar as possibilidades de melhorias educacionais evidenciadas com sua inserção nas escolas ligadas aos distintos sistemas de ensino público ou privado. Tem como argumento central a integração das tecnologias e novas metodologias ao currículo, evidenciando também a sua interatividade com o processo de ensino-aprendizagem que vai se construindo ao longo do tempo. É importante os estudos sobre integração de tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores para uso de tecnologias digitais, tudo isso articulado ao desenvolvimento de ações relevantes em escolas e instituições de ensino. É importante focar nos processos de integração das novas tecnologias ao currículo. Essa ideias e ações inovadoras, torna evidente a necessidade de ações inovadoras e contínuas de formação e capacitação de professores e investimentos bem planejados em infraestrutura tecnológica nas escolas e instituições de ensino para intensificar processos de integração das novas tecnologias e metodologias de ensino ao currículo.

 

Biografia do Autor

Edivan Jorge Costa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Benedito Braz Sobrinho, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Christiane Diniz Guimarães, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Luciane Pereira de Castilho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University. 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Costa, E. J., Sobrinho, B. B., Guimarães, C. D., Castilho, L. P. de, & Meroto, M. B. das N. (2024). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU CONTEXTO E RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE . Revista Ilustração, 5(1), 101–110. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.253

Edição

Seção

Artigos Científicos