METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.252Resumo
Diante da necessidade de preparar os alunos para os desafios do século XXI, as metodologias ativas surgem com o propósito de promover uma aprendizagem mais significativa e alinhada ao novo cenário mundial, formando cidadãos autônomos, colaborativos, criativos e com pensamento crítico. Nessa perspectiva, a aprendizagem baseada em projetos configura-se como uma das estratégias educacionais mais populares em uma abordagem ativa, pois coloca os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, utilizando projetos como veículos para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Além disso, é importante destacar o papel das tecnologias na utilização de qualquer metodologia ativa. As ferramentas digitais e plataformas online oferecem recursos que potencializam a interatividade, personalização e acessibilidade, bem como proporcionam ambientes mais dinâmicos e colaborativos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância das metodologias ativas na educação, ressaltando a abordagem baseada em projetos, assim como destacar a importância das tecnologias para essas metodologias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras sobre educação e tecnologia que resultou na presente exposição dos conceitos e fatos sobre as metodologias ativas, a importância das tecnologias para essa abordagem, e a aprendizagem baseada em projetos. O estudo apontou a importância das metodologias ativas, da aprendizagem baseada em projetos e da utilização das tecnologias nos modelos de aprendizagem ativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Alves Pereira , Eliane Rozario da Silva , Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva , Fábio Feitosa Rodrigues , Vander Aparecido de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.