METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • João Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Eliane Rozario da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Vander Aparecido de Castro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.252

Resumo

Diante da necessidade de preparar os alunos para os desafios do século XXI, as metodologias ativas surgem com o propósito de promover uma aprendizagem mais significativa e alinhada ao novo cenário mundial, formando cidadãos autônomos, colaborativos, criativos e com pensamento crítico. Nessa perspectiva, a aprendizagem baseada em projetos configura-se como uma das estratégias educacionais mais populares em uma abordagem ativa, pois coloca os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, utilizando projetos como veículos para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Além disso, é importante destacar o papel das tecnologias na utilização de qualquer metodologia ativa. As ferramentas digitais e plataformas online oferecem recursos que potencializam a interatividade, personalização e acessibilidade, bem como proporcionam ambientes mais dinâmicos e colaborativos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância das metodologias ativas na educação, ressaltando a abordagem baseada em projetos, assim como destacar a importância das tecnologias para essas metodologias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras sobre educação e tecnologia que resultou na presente exposição dos conceitos e fatos sobre as metodologias ativas, a importância das tecnologias para essa abordagem, e a aprendizagem baseada em projetos. O estudo apontou a importância das metodologias ativas, da aprendizagem baseada em projetos e da utilização das tecnologias nos modelos de aprendizagem ativa.

Biografia do Autor

João Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Eliane Rozario da Silva, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela FICS. 

Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Vander Aparecido de Castro, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Pereira, J. A., Silva, E. R. da, Vilalva, E. A. de M. M., Rodrigues, F. F., & Castro, V. A. de. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(1), 89–99. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.252

Edição

Seção

Artigos Científicos