ESTRATÉGIAS DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA A PESQUISA INVESTIGATIVA

Autores

  • Fernanda da Cruz Lameira Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Lindoracy Almeida Santos Must University, Estados Unidos
  • Madson Cantuário de Assunção Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.250

Resumo

O pensamento crítico é uma habilidade, uma capacidade que a pessoa possui, em maior ou menor grau, caracterizado como um processo de amadurecimento em busca do saber. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo a compreensão do pensamento crítico para maior chance do sucesso. O propósito do pensamento critico deve ser claro e conciso, isso ajuda a direcionar o esforço e o trabalho necessário para focar no que realmente importa em uma pesquisa. Para desenvolver o estudo optou-se pela metodologia de revisão bibliográfica, com busca realizada na base de dados do Google Acadêmico e repositórios virtuais. Ao final do presente estudo os indivíduos desenvolvem o pensamento crítico se tornam mais sábios, ganham autonomia e agregam benefícios para a sua atividade, assim como aos que estão ao redor. O protagonismo dentro do universo da investigação deriva do saber questionar e defender ideias de forma singular, considerando pensamentos existentes e desenvolvendo ideias próprias que conduzem a valorizar o ponto de vista.

 

Biografia do Autor

Fernanda da Cruz Lameira, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS). 

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University –Florida. 

Lindoracy Almeida Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Madson Cantuário de Assunção, Must University, Estados Unidos

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Lameira, F. da C., Silva, G. V. da, Santos, L. A., Assunção, M. C. de, & Santos, S. M. A. V. (2024). ESTRATÉGIAS DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA A PESQUISA INVESTIGATIVA . Revista Ilustração, 5(1), 75–82. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.250

Edição

Seção

Artigos Científicos