RECURSOS MULTIMÍDIA PARA A EDUCAÇÃO

POTENCIAL E IMPACTO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Adriana Carla de Araújo Veríssimo Must University, Estados Unidos
  • Inacio Muniz Franco Neto Must University, Estados Unidos
  • Lucelena Maria Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Carolina Gomes de Melo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.249

Resumo

Este artigo investiga a significativa relevância dos recursos multimídia no contexto educacional contemporâneo, bem como o potencial e o impacto desses recursos na instrução de estudantes do Ensino Fundamental 1, com ênfase no emprego do computador, da plataforma Kahoot, de vídeos educacionais e do Datashow enquanto meios de ensino altamente eficazes. O objetivo deste estudo é analisar a integração eficaz desses recursos no ambiente escolar, com o propósito de criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e envolvente. Além disso, são abordadas considerações práticas para otimizar a utilização dessas ferramentas e avaliar seu impacto no envolvimento e desempenho acadêmico dos estudantes, com base em pesquisas e estudos conduzidos por especialistas na área. Dado o crescente uso da tecnologia em sala de aula, esses recursos demonstram um potencial significativo para aprimorar a educação dos alunos. A metodologia empregada neste artigo consistiu em uma revisão bibliográfica, que se fundamentou em artigos, revistas e obras de autores de renome, incluindo Moran, Pereira & Silva e outros. O artigo é estruturado em seções que analisam detalhadamente cada um dos recursos multimídia, explorando suas características, vantagens, influências e estratégias eficazes para a sua implementação em ambientes educacionais. Adicionalmente, a recomendação para a utilização desses recursos multimídia é direcionada aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental 1 de uma escola pública municipal da rede de Vila Velha, localizada no estado do Espírito Santo. O estudo integra diversas mídias selecionadas pela autora. Por fim, nas considerações finais, ressalta-se como essas diferentes formas de comunicação podem enriquecer o processo educativo e preparar os alunos para enfrentar os desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Adriana Carla de Araújo Veríssimo, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialização em Planejamento Educacional pela Universo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Inacio Muniz Franco Neto, Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras (português/inglês) pela Unisantacruz. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Uninter. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucelena Maria Fernandes, Must University, Estados Unidos

Graduada em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José. Especialização em História do Brasil, pelas Simonsen. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida.

Vanessa Carolina Gomes de Melo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português e Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade Anhanguera. Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNINOVE. Especialização em Gestão pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Veríssimo, A. C. de A., Neto, I. M. F., Fernandes, L. M., Meroto, M. B. das N., & Melo, V. C. G. de. (2024). RECURSOS MULTIMÍDIA PARA A EDUCAÇÃO: POTENCIAL E IMPACTO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ilustração, 5(1), 65–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.249

Edição

Seção

Artigos Científicos