O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Sidicleia Soares Santos Must University, Estados Unidos
  • Cleudeni Milhomem Brito Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.248

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem passa por diversas alterações no cenário contemporâneo do mundo globalizado e tecnológico, em decorrência da nova realidade e novas configurações das relações sociais que daí advém. Nesse sentido, verificam-se novas possibilidades para a aplicação da tecnologia na educação, tais como a adoção da modalidade de ensino a distância, a implementação de recursos digitais no cotidiano da sala de aula, a utilização de tecnologias de informação e comunicação pelo professor em sua metodologia de ensino, entre inúmeras outras. Entretanto, tais possibilidades são marcadas por desafios a serem enfrentados, tendo em vista que se exige uma mudança significativa na postura dos professores e gestores escolares, os quais devem aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades e seus conhecimentos, para que seja possível aplicar as mídias digitais de forma efetiva e adequada no contexto educacional. Em vista disso, o presente estudo aborda o impacto das mídias digitais na educação, buscando analisar suas possibilidades, importância e desafios. Desta feita, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da consulta e utilização de publicações em revistas e periódicos, doutrina e trabalhos anteriores publicados na internet. Do trabalho, foi possível observar que a inserção de metodologias inovadoras nas instituições de ensino é medida que se impõe diante de um cenário marcado, notadamente, pelos avanços da tecnologia, entretanto, os desafios são significativos e exigem organização e planejamento por parte dos sujeitos participantes do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Sidicleia Soares Santos, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais; Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado. Área de Concentração: Educação Especial; Especialização em Educação Especial e Inclusão Social; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Gestão Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Cleudeni Milhomem Brito, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Bacharel em Geografia pela Universidade do Tocantins- Unitins. Especialização em Arte Educação pela Universidade de Brasília – UNB. Especialização em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Docência de Ensino Superior - ITOP. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar na UNIBF, Gestão Escolar. Integrada com Ênfase em administração, Coordenação, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional na UNIBF e Docência na Educação a Distância na UNIBF. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Florida.

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Psicólogo pela Ulbra. Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Santos, S. S., Brito, C. M., Silva, G. V. da, Costa, J. W. M., & Oliveira, R. F. de. (2024). O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(1), 57–64. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.248

Edição

Seção

Artigos Científicos