O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Jean dos Santos Silva Universidad Europea del Atlántico, Espanha
  • Franciele de Carvalho Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Matozalém de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Mauri Alves da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.247

Resumo

Este artigo discute o papel do professor de língua estrangeira no desenvolvimento da autonomia do aprendente. A autonomia na aprendizagem de línguas envolve a capacidade do aluno de assumir a responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem, estabelecendo metas, selecionando estratégias e avaliando seu desempenho. O professor atua como facilitador, criando um ambiente que incentiva a tomada de decisões, a autorreflexão e a autorregulação. O objetivo do estudo é investigar como o professor pode promover a autonomia no aprendente de língua estrangeira e refletir sobre práticas pedagógicas que facilitem esse desenvolvimento. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como método, com a análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos. Os autores citados incluem Benson, Dickinson, Ellis e Shintani, Freire, Little, Richards e Schimid, Taylor e Vygotsky. O estudo busca contribuir para uma melhor compreensão do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aprendente de língua estrangeira durante o processo de ensino-aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Jean dos Santos Silva, Universidad Europea del Atlántico, Espanha

Mestrando em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidad Europea del Atlántico. 

Franciele de Carvalho Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Matozalém de Sousa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Mauri Alves da Silva, Must University, Estados Unidos

Doutorando em Teologia pela Logos University International. 

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Silva, J. dos S., Ferreira, F. de C., Sousa, M. de, Silva, M. A. da, & Oliveira, R. F. de. (2024). O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Revista Ilustração, 5(1), 45–56. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.247

Edição

Seção

Artigos Científicos