O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.247Resumo
Este artigo discute o papel do professor de língua estrangeira no desenvolvimento da autonomia do aprendente. A autonomia na aprendizagem de línguas envolve a capacidade do aluno de assumir a responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem, estabelecendo metas, selecionando estratégias e avaliando seu desempenho. O professor atua como facilitador, criando um ambiente que incentiva a tomada de decisões, a autorreflexão e a autorregulação. O objetivo do estudo é investigar como o professor pode promover a autonomia no aprendente de língua estrangeira e refletir sobre práticas pedagógicas que facilitem esse desenvolvimento. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como método, com a análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos. Os autores citados incluem Benson, Dickinson, Ellis e Shintani, Freire, Little, Richards e Schimid, Taylor e Vygotsky. O estudo busca contribuir para uma melhor compreensão do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aprendente de língua estrangeira durante o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jean dos Santos Silva , Franciele de Carvalho Ferreira , Matozalém de Sousa , Mauri Alves da Silva , Ricardo Furtado de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.