DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Artenizia Leonel Dias Must University, Estados Unidos
  • Claudia Kreuzberg da Silva Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Sonia Araújo dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.244

Resumo

Este artigo aborda a relação entre professor, tecnologia e estudantes nas atuais tendências educacionais. Destaca-se o papel do professor no ensino a distância (e-learning) e a importância de um ambiente de aprendizagem tecnológico que promova a interação e o engajamento dos alunos. A conclusão é que o uso estratégico da tecnologia na educação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, desde que esteja alinhado às necessidades e anseios educacionais dos alunos. O professor, como mediador, deve estar preparado para utilizar as tecnologias de forma consciente, criativa e ética, considerando o contexto e as características dos estudantes. É fundamental repensar constantemente as metodologias de ensino, as estratégias pedagógicas e a formação dos professores, a fim de aproveitar ao máximo as tecnologias e promover uma educação eficaz e inclusiva. Em Resumo, é necessário um olhar crítico e adaptativo para incorporar a tecnologia de forma benéfica no processo educacional.

Biografia do Autor

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Artenizia Leonel Dias, Must University, Estados Unidos

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins.

Claudia Kreuzberg da Silva, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Sonia Araújo dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Rios, F. S., Dias, A. L., Silva, C. K. da, Oliveira, R. F. de, & Santos, S. A. dos. (2024). DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 5(1), 19–25. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.244

Edição

Seção

Artigos Científicos