METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

A CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Walquíria Souza da Silva Must University, Estados Unidos
  • Márcia Alves Medeiros Vilela Must University, Estados Unidos
  • Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Sonia Araújo dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.242

Resumo

Com o advento da tecnologia e da popularização dos recursos online, fica evidente a necessidade da contextualização do ambiente escolar com o novo perfil de estudante conectado e da sociedade para que o aprendizado seja imbuído de significado e motivação. Diante desta desafiadora realidade, popularizam-se as Metodologias Ativas dentro do ambiente educacional com a missão de, através destas ferramentas, desenvolver o protagonismo, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. Entretanto é importante que para uso destas, haja entendimento de seu conceito, origem, tipologias, compreensão da importância da inserção de tais ferramentas no cotidiano escolar, para que cada vez mais o estudante tenha o desenvolvimento do senso crítico com o uso autônomo das ferramentas tecnológicas. O presente artigo foi produzido com base em referências bibliográficas e pesquisas, dados e informações extraídas também de fontes bibliográficas online em concordância com o tema proposto. Subdividido em quatro partes, esta produção levou em consideração os conceitos explorados, tratando sobre a importância do conhecimento das Metodologias Ativas para promoção de autonomia no ambiente escolar, aprofundando no estudo da Cultura Maker e sua funcionalidade nesta nova realidade de sala de aula, fazendo uma breve reflexão sobre os desafios enfrentados pelos professores e respectivas escolas.

Biografia do Autor

Ana Walquíria Souza da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.   

Márcia Alves Medeiros Vilela, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School.

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Sonia Araújo dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

22-01-2024

Como Citar

Silva, A. W. S. da, Vilela, M. A. M., Ribeiro, P. E. de O., Oliveira, R. F. de, & Santos, S. A. dos. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: A CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 5(1), 3–10. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.242

Edição

Seção

Artigos Científicos