METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
A CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i1.242Resumo
Com o advento da tecnologia e da popularização dos recursos online, fica evidente a necessidade da contextualização do ambiente escolar com o novo perfil de estudante conectado e da sociedade para que o aprendizado seja imbuído de significado e motivação. Diante desta desafiadora realidade, popularizam-se as Metodologias Ativas dentro do ambiente educacional com a missão de, através destas ferramentas, desenvolver o protagonismo, a autonomia e a capacidade de resolução de problemas. Entretanto é importante que para uso destas, haja entendimento de seu conceito, origem, tipologias, compreensão da importância da inserção de tais ferramentas no cotidiano escolar, para que cada vez mais o estudante tenha o desenvolvimento do senso crítico com o uso autônomo das ferramentas tecnológicas. O presente artigo foi produzido com base em referências bibliográficas e pesquisas, dados e informações extraídas também de fontes bibliográficas online em concordância com o tema proposto. Subdividido em quatro partes, esta produção levou em consideração os conceitos explorados, tratando sobre a importância do conhecimento das Metodologias Ativas para promoção de autonomia no ambiente escolar, aprofundando no estudo da Cultura Maker e sua funcionalidade nesta nova realidade de sala de aula, fazendo uma breve reflexão sobre os desafios enfrentados pelos professores e respectivas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Walquíria Souza da Silva , Márcia Alves Medeiros Vilela , Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro , Ricardo Furtado de Oliveira, Sonia Araújo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.