TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Fernanda da Cruz Lameira Must University, Estados Unidos
  • Lindoracy Almeida Santos Must University, Estados Unidos
  • Madson Cantuário de Assunção Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.234

Resumo

As práticas digitais no contexto da sala de aula é uma nova realidade, e com estas começam a surgir questões que preocupam educadores e educadoras, dentre estas, até que ponto a tecnologia deve ocupar na relação de ensino e aprendizagem e seus riscos para alunos devido a exposição excessiva aos aparatos tecnológicos e seus conteúdos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender como as práticas digitais e riscos no contexto das instituições escolares. Para desenvolver o estudo optou-se pela metodologia de revisão bibliográfica, com busca realizada na base de dados do Google Acadêmico e repositórios virtuais. Ao final do presente estudo constata-se que a tecnologia se tornou imprescindível na sala de aula, mas é necessário entender que a melhor maneira de empregar a tecnologia nas escolas é identificando e eliminando alguns riscos para alunos e alunas contidos no uso da tecnologia, a maneira de lidar com esses riscos frente as tendências na incorporação das tecnologias ao ambiente escolar.

Biografia do Autor

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar na UNIBF, Gestão Escolar Integrada com Ênfase em administração, Coordenação, Inspeção, Supervisão e Orientação. Educacional na UNIBF e Docência na Educação a Distância na UNIBF. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University –Florida. 

Fernanda da Cruz Lameira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura e Bacharelado em ciências biológicas com ênfase em ciências ambientais-UNINILTONLINS. Especialista em Microbiologia Geral- ESBAM. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales ( FICS). Doutoranda em m Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Lindoracy Almeida Santos, Must University, Estados Unidos

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS). Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Calle de la Amistad casi Rosario, 777, Asunción, República do Paraguai, Código Postal 1808. 

Madson Cantuário de Assunção, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Física pela UFAM. Mestre em Física pela UFAM. Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Iteramericana de Ciências Sociales ( FICS).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

22-11-2023

Como Citar

Silva, G. V. da, Lameira, F. da C., Santos, L. A., Assunção, M. C. de, & Santos, S. M. A. V. (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Ilustração, 4(4), 77–83. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.234

Edição

Seção

Artigos Científicos