A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, NOVAS METODOLOGIAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Must University, Estados Unidos
  • Circe Carneiro de Leão Must University, Estados Unidos
  • Maura Aparecida de Souza Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Souza Santos Detoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.233

Resumo

Este estudo investiga a intersecção entre tecnologia, novas metodologias, currículo e interatividade no contexto educacional contemporâneo. O objetivo é analisar como a integração desses elementos pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência educacional mais envolvente e eficaz para os alunos do século XXI. A metodologia envolveu uma revisão abrangente da literatura relacionada ao tema. A evolução tecnológica redefiniu os parâmetros tradicionais da educação, oferecendo ferramentas para personalizar o aprendizado e acessar uma vasta gama de informações em tempo real. A integração de novas metodologias, como a aprendizagem ativa e baseada em projetos, coloca o aluno como protagonista ativo na construção do conhecimento, promovendo habilidades essenciais para o século XXI, como resolução de problemas e colaboração. A adaptação curricular é crucial para incorporar de maneira eficaz as potencialidades da tecnologia, exigindo não apenas a inclusão de conteúdos digitais, mas também uma redefinição dos objetivos educacionais para incluir habilidades digitais. Conclui- se que a integração bem-sucedida de tecnologia, novas metodologias, currículo e interatividade pode resultar em um ambiente educacional dinâmico e envolvente. Estudos de caso exemplificam a eficácia dessa abordagem em contextos educacionais diversos, demonstrando benefícios tangíveis como o aumento do engajamento dos alunos e a melhoria do desempenho acadêmico. Os desafios e considerações éticas, como a equidade no acesso à tecnologia e a proteção da privacidade dos dados dos alunos, também foram discutidos. Recomendações práticas são oferecidas para auxiliar educadores e instituições a implementar uma abordagem mais integrada no ensino, criando ambientes de aprendizagem alinhados com as necessidades dos alunos do século XXI.

Biografia do Autor

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Alessandra Barboza Barros Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências da Computação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Pedagogia; Especialização em MBA em Gestão de Tecnologia e Internet, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Circe Carneiro de Leão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela UNESPAR; Pós graduada em Interdisciplinaridade - IBEPEX; Pós graduada em Neuropsicopedagogia FACINTER; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University-Florida.

Maura Aparecida de Souza, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FTS Anhanguera; Licenciatura em Biologia pela UNIFAVENI; Licenciatura em Artes Visuais pela UNIFAVENI; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica FTS – Anhanguera; Didática e Metodologia do Ensino Superior FTS – Anhanguera; Educação Especial - Intelectual Faculdade Campos Elíseos; Neuropsicopedagogia - Faculdade Campos Elíseos; Gestão Escolar Faculdade Campos Elíseos; TEA - Autismo - UNIFAVENI; TDAH - UNIFAVENI; Superdotação e Altas Habilidades - FGP; Educação Especial e Inclusiva - FAPETEC; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Vanessa Souza Santos Detoni, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Pedagogia. Complementação Pedagógica em Arte, Especialização em Ensino Religioso, Especialização Arte na Educação, Especialização em Novas Tecnologias Educacionais e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Laet, L. E. F., Almeida, A. B. B., Leão, C. C. de, Souza, M. A. de, & Detoni, V. S. S. (2023). A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, NOVAS METODOLOGIAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(6), 207–216. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.233

Edição

Seção

Artigos Científicos