O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aglycia Chaves Barros Sousa Must University, Estados Unidos
  • Claudinei Francisco Pioner Must University, Estados Unidos
  • Geraldo Lopes da Silva Filho Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.232

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma breve reflexão sobre a relação existente entre a educação e a tecnologia e sua importância, implicações, assim como apresentar algumas ferramentas digitais que podem ser usadas na prática pedagógica de modo exitoso. Também é nosso objetivo fazer um breve relato de experiência do uso de uma dessas ferramentas, o padlet, numa turma de 1º ano do ensino médio. Para isto, fizemos algumas leituras de bibliografia específica que contém esclarecimentos sobre o assunto e nos ajudou a aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema. A nossa reflexão pretende mostrar objetivamente que o uso dessas ferramentas é uma possibilidade de inovação na prática docente do professor e que elas contribuem positivamente para a aprendizagem dos alunos.Apresentaremos também algumas imagens para ilustrar as ferramentas digitais mencionadas e para concluir nosso trabalho, apresentaremos nossas considerações finais e a bibliografia consultada.

Biografia do Autor

Aglycia Chaves Barros Sousa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras português-espanhol (UFC). Técnica em Segurança do trabalho (IFCE). Pós-graduada em Gestão Escolar integrada e práticas pedagógicas (Faculdade Prominas). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Claudinei Francisco Pioner, Must University, Estados Unidos

Formação em Magistério pelo Iesde Brasil. Graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especializações: Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Faculdade São Braz (UNINA), Gestão Escolar pela Faculdade São Braz (UNINA), Educação Especial pela Faculdade Iguaçú (ISFACES). Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Geraldo Lopes da Silva Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em Bacharelado em Engenharia Civil (UFPI). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Cesvale). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI). Graduada em Letras Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações:  Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - Palmares-PE. Especializações: Literatura Brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata -Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Sousa, A. C. B., Pioner, C. F., Filho, G. L. da S., Pena, R. C. D., & Silva, T. P. A. da. (2023). O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ilustração, 4(6), 199–206. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.232

Edição

Seção

Artigos Científicos