ENRIQUECENDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

O PAPEL DOS RECURSOS MULTIMÍDIA

Autores

  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.230

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a aplicação de recursos multimídia na Educação Infantil e Fundamental, especificamente para alunos do 2º ano em fase de alfabetização. O foco recai sobre dois recursos essenciais: o Storytelling e os vídeos educacionais. A metodologia adotada se baseia em uma revisão bibliográfica que incorpora referências teóricas relevantes. A discussão fundamenta-se nas ideias de Kerber, Bez e Passerino (2014) sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como nas perspectivas de Guattari (1993) sobre a formação da subjetividade infantil. Em conclusão, a incorporação estratégica desses recursos multimídia enriquece o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Fundamental, promovendo maior engajamento e motivação dos alunos. Além disso, permite uma abordagem inclusiva e personalizada da educação, atendendo às diferentes formas de aprendizado dos estudantes. Portanto, os educadores são encorajados a considerar a integração desses recursos em suas práticas pedagógicas, visando aprimorar a experiência educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação: Pedagogia UNIASSELVI; Pós graduação UNIASSELVI: Educação Infantil e Anos Iniciais; Supervisão Educacional; Orientação Educacional; Planejamento Pedagógico; Gestão Escolar; Projetos e Práticas Educativas; Fundamentos e Organização Curricular. Mestranda em Tecnologia Emergente na Educação.

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Tecnologias Emergentes

em Educação pela Must University.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de

Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Escobar, C. T., Barros, A. M. R., Ribeiro, H. M., Silva, M. V. M. da, & Narciso, R. (2023). ENRIQUECENDO O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL: O PAPEL DOS RECURSOS MULTIMÍDIA. Revista Ilustração, 4(6), 183–191. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.230

Edição

Seção

Artigos Científicos