SALA DE AULA INVERTIDA
A PRÁTICA DA METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.229Resumo
Diante da transformação ocorrida em toda cultura mundial a partir da terceira revolução industrial, novos cenários educacionais surgiram com o advento tas tecnologias digitais. Assim, a educação impulsionada pelas ferramentas tecnológicas, remodelou, através das novas metodologias de ensino, formas de trabalhar na sala de aula de modo que o aluno, independente da modalidade de ensino que estiver inserido, faça parte do próprio protagosnismo no processo de aprendizagem. Nesse cenário, estudiosos apresentam diversas formas de atividades para a sala de aula atual, denominadas metodologias ativas. Entre muitas, a sala de aula invertida é uma delas. A sala de aula invertida (Flipped Classroom) é uma metodologia de ensino em que os alunos estudam o conteúdo em casa, por meio de vídeos, textos ou outros recursos, e utilizam o tempo de aula para discussões, atividades e resolução de dúvidas. Para ampliação do estudo sobre Metodologias Ativas, esse trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, buscando reflexões diante dos conceitos já construídos e dos que ainda serão expostos, visto que a sala de aula invertida, para muitos ainda é um conceito a ser aprimorado. Para aplicar essa prática, o docente precisa rever a própria prática educativa. Deve ter uma abordagem pedagógica centrada no aluno, que valorize suas necessidades, interesses e formas de aprender. Isso significa que ele deve estar aberto a novas metodologias, a novas formas de avaliação e a novos modelos de ensino e aprendizagem, sempre buscando aprimorar sua prática e atender às demandas dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agnólia Pereira de Almeida, Ângela Ap. de Assis Polizello, Claudia Ribeiro, Monique Bolonha das Neves Meroto, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.