O USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO EDUCATIVO

POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Olinderge Priscilla Câmara Bezerra Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Joelson Miranda Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.228

Resumo

Este presente trabalho apresenta o uso das mídias na educação, mostrando as possibilidades e desafios para implantação dessas ferramentas tecnológicas na educação. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância das mídias para a criação de conteúdos e suas contribuições para o processo educativo, como também mostrar que mesmo na era digital ainda existe muitas dificuldades de acesso a esses recursos, consequentemente causando um aumento da exclusão como no período de pandemia, pois muitos alunos não conseguiam acompanhar as aulas remotas e posteriormente com o ensino híbrido pela dificuldade de acesso à internet e/ou recursos digitais, além de muitas instituições não possuíam a estrutura necessária para oferecer o ensino através dos recursos tecnológicos que possibilita uma diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas nas estratégias usadas no processo de ensino-aprendizagem, dentre elas podemos citar: plataformas, games, vídeos, quiz, e-books, dentre outros. As mídias digitais fazem parte do nosso dia a dia, mas ainda não são inteiramente usadas nas metodologias de ensino e aprendizagem e no ensino formal. Um dos maiores desafios está na seleção das mídias, pelos professores, em consonância com contexto em que está inserido e o comunicado que deseja transmitir. Perante inúmeras probabilidades, conhecê- las não é o suficiente, pois é fundamental analisar, utilizando nas mais diversas situações com a finalidade de descobrir o que é mais eficaz com seus estudantes. As mídias podem propiciar diferentes experiências para os discentes e uma dessas vivências está na formação das comunidades virtuais.

Biografia do Autor

Olinderge Priscilla Câmara Bezerra, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil e Anos Iniciais (Universidade Maurício de Nassau); Especialista em Psicopedagogia Clínica (Faculdade Dom Alberto); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge); licenciada em Pedagogia (UNINTER). Graduada em Recursos Humanos (Estácio de Sá). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Estácio de Sá); Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Unyleya). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Especialização em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia; Licenciatura em Biologia (UNIFRAN), em Pedagogia e em Artes Visuais (UNIMES); Especialização em Fisiologia do Exercício (USP), em Filosofia (UNIFESP) e em Arte-Educação; Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University).

Joelson Miranda Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Geografia e Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS. 

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade Excelência (FAEX). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Bezerra, O. P. C., Almeida, A. P. de, Araujo, C. S. de, Ferreira, J. M., & Magalhães, P. S. (2023). O USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Ilustração, 4(6), 159–171. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.228

Edição

Seção

Artigos Científicos