A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO PDCA PARA A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.227

Resumo

Muitos estudiosos definem as organizações como sendo um amplo processo, o qual se mostra dividido em múltiplos e importantes subprocessos. Com isso, entende-se que deve haver um bom gerenciamento nessas organizações, devendo ainda existir o aproveitamento de ferramentas que se mostrem realmente palpáveis, o que se faz claramente elementar quando se busca um desempenho de qualidade em cada um destes processos. Neste horizonte, encontra-se o ciclo PDCA, o qual colabora de maneira satisfatória no trabalho pertencente à gestão escolar. Pensando nisso, o desígnio deste estudo está em salientar a importância de um trabalho alicerçado pelo sistema PDCA no tão debatido sistema educacional. Para se discutir tal temática usou-se como metodologia a revisão bibliográfica, por meio da qual colheu-se dados encontrados em trabalhos publicados por outros estudiosos, tanto em livros, como em teses, periódicos e dissertações lidas em sites de pesquisas que se mostram confiáveis. Com isso, compreendeu-se o ciclo PDCA como sendo um exame e intervenção de apurado (s) processo (s), numa determinada organização (inclusive no campo educacional), buscando-se qualidade, sendo relevante lembrar ainda que sua sigla reflete importantes processos como: planejar, fazer, verificar e agir. Assim, compreende-se que, a partir do instante em que a gestão escolar aplica junto ao seu trabalho o ciclo PDCA ela mostra estar buscando uma melhoria no ensino de sua unidade escolar, entendendo que o ciclo PDCA contribui de maneira benéfica, para que haja realmente sucesso durante o andamento das atividades.

Biografia do Autor

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações: Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Machado, J. C., Ribeiro, H. M., Pena, R. C. D., & Narciso, R. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO PDCA PARA A GESTÃO ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(6), 151–158. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.227

Edição

Seção

Artigos Científicos