A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO PDCA PARA A GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.227Resumo
Muitos estudiosos definem as organizações como sendo um amplo processo, o qual se mostra dividido em múltiplos e importantes subprocessos. Com isso, entende-se que deve haver um bom gerenciamento nessas organizações, devendo ainda existir o aproveitamento de ferramentas que se mostrem realmente palpáveis, o que se faz claramente elementar quando se busca um desempenho de qualidade em cada um destes processos. Neste horizonte, encontra-se o ciclo PDCA, o qual colabora de maneira satisfatória no trabalho pertencente à gestão escolar. Pensando nisso, o desígnio deste estudo está em salientar a importância de um trabalho alicerçado pelo sistema PDCA no tão debatido sistema educacional. Para se discutir tal temática usou-se como metodologia a revisão bibliográfica, por meio da qual colheu-se dados encontrados em trabalhos publicados por outros estudiosos, tanto em livros, como em teses, periódicos e dissertações lidas em sites de pesquisas que se mostram confiáveis. Com isso, compreendeu-se o ciclo PDCA como sendo um exame e intervenção de apurado (s) processo (s), numa determinada organização (inclusive no campo educacional), buscando-se qualidade, sendo relevante lembrar ainda que sua sigla reflete importantes processos como: planejar, fazer, verificar e agir. Assim, compreende-se que, a partir do instante em que a gestão escolar aplica junto ao seu trabalho o ciclo PDCA ela mostra estar buscando uma melhoria no ensino de sua unidade escolar, entendendo que o ciclo PDCA contribui de maneira benéfica, para que haja realmente sucesso durante o andamento das atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Machado, Helena Maria Ribeiro, Renata Carvalho Durães Pena, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.