NOVAS TECNOLOGIAS E DIVERSIDADE

DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Ellen Gonçalves Lira Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Franciele Gonçalves Must University, Estados Unidos
  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.226

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explanar acerca da diversidade e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar, bem como sua importância e desafios para a gestão escolar. Para esse fim, procurou-se identificar como as tecnologias podem ser utilizadas pela gestão escolar a fim de contribuir no processo de melhoria das relações sociais entre os sujeitos envolvidos no ambiente educacional, vez que muitas escolas ainda não despertaram para as possibilidades de utilização destas novas ferramentas educacionais. A partir da literatura existente sobre o tema, pôde-se perceber que a diversidade possui papel relevante no desenvolvimento de novas atitudes nos indivíduos, ampliando a discussão nos espaços acadêmicos, visando à melhoria da convivência e desenvolvendo o respeito para com os grupos minoritários da sociedade. No intuito de contribuir com a discussão e a problematização do tema sobre a valorização da diversidade e utilização da tecnologia nas escolas, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho bibliográfico realizada através de artigos publicados em revistas específicas sobre o tema e, também, artigos publicados na Internet, tendo em vista a necessidade de embasamento teórico para o desenvolvimento do estudo. De acordo com a pesquisa foi possível perceber que o desafio da gestão escolar está relacionado em utilizar as novas tecnologias na promoção da inclusão dos indivíduos em ambientes voltados para o processo de ensino-aprendizagem, tornando a diversidade algo extremamente positiva no desenvolvimento dos alunos, dos educadores e da sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Laurita Christina Bonfim Santos , Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciada em Letras Português/Inglês (Facese). Pós-graduada em Tecnologia da Informação (Facuminas), em Business Intelligence (Facuminas) e Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes) e em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES). Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). Doutoranda em Ciências da Educação (Fics). 

Ellen Gonçalves Lira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Graduada em (Matemática e Pedagogia) Universidade Católica de Goiás, 2003 e Universidade Vale do Acaraú, 2014. Especialista em (Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão da Educação Pública) Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Federal de Juiz de Fora.  Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciência da Computação. Especialização em Desenvolvimento Web. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Franciele Gonçalves, Must University, Estados Unidos

[1] Graduada em Licenciatura em pedagogia pela UFPR. Pós-graduada em Tutoria em Educação a distância e EJA (Faculdade Futura).  Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University).

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS). Pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós-graduada em supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André, (FASA).  Pós-graduada em Língua Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, UNIJIPA, Pós-graduada em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia, (FARO). Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Santos , L. C. B., Lira, E. G., Filho, E. B. dos S., Gonçalves, F., & Silva, S. da. (2023). NOVAS TECNOLOGIAS E DIVERSIDADE: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(6), 135–149. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.226

Edição

Seção

Artigos Científicos