EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

A RELAÇÃO DA TRÍADE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DESDE A IDADE MEDIEVAL AOS DIAS ATUAIS

Autores

  • Rodrigo Alexander De Magalhães Silva Must University, Estados Unidos
  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Luciana Lopes Araújo Capilupe Must University, Estados Unidos
  • Sebastião Lopes da Silva Júnior Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.225

Resumo

Este artigo demonstra, através de uma reflexão histórica e cultural, que, no período medieval, a educação tem sua estrutura r baseada no favorecendo da cultura do elitismo aristocrático europeu e o processo de imposição da teologia cristã através do catecismo do dito povo pagão brasileiro, conhecido atualmente como índio. A educação tem um papel de suma importância no desenvolvimento histórico humano na modernidade até os dias atuais, passando por questões chaves como a relação do desenvolvimento social e tecnológico, com o surgimento do processo de industrialização e a necessidade de mão de obra qualificada para a operação dos maquinários e o aumento da produção em massa, limitando o ensino ao processo de repetição e aprendizado de funções específicas dentro do processo Industrial. A partir do século XIX, com o surgimento de novas correntes educacionais liberais e progressistas, surge uma nova estrutura curricular na educação chamada brasileira chamada de Escola Nova, onde o estudante passa a ser o centro do conhecimento como ator ativo e construtivo, tendo seus aspectos sociais e culturais valorizados na relação dialética entre ensino e aprendizagem, perpassando o tempo e sendo um dos principais pilares do desenvolvimento curricular atual e na criação da LDB, que valoriza as informações e conhecimentos obtidos através das novas tecnologias vigentes, desde o surgimento da internet até o desenvolvimento atual das Inteligências Artificiais, revolucionando a dinâmica educacional, curricular e tecnológica em no Brasil.

Biografia do Autor

Rodrigo Alexander De Magalhães Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena, pelo Instituto de Ensino Superior do Centro-Oeste (IESCO) em 2005; Pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto IMP de Ensino Superior em 2013; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Flórida) e Professor efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal desde 14/09/2010.

Daniel Bruno Anunciação Nobre, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (FACCEBA, 2010); Especialização em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI, 2013); Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional (CAIRU, 2013); Especialização em Psicanálise Clínica (CAIRU, 2017); Especializando em Desenvolvimento Mobile (FAPRO, 2023); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Luciana Lopes Araújo Capilupe , Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário (IESB, 2022). Pós-graduada em psicopedagogia Institucional e Clínica pela (FAVENI, 2023). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Sebastião Lopes da Silva Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás- ESEFEGO atual UEG(1997); Pós-graduado em Administração Educacional pela Universidade Salgado Oliveira – UNIVERSO(1998); Pós-graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns(2010); Pós-graduado em EJA – Educação de Jovens e Adultos na Faculdade Iguaçu (2022); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must Univesity (Flórida-USA). 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Silva, R. A. D. M., Nobre, D. B. A., Pereira, F. A., Capilupe , L. L. A., & Júnior, S. L. da S. (2023). EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A RELAÇÃO DA TRÍADE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DESDE A IDADE MEDIEVAL AOS DIAS ATUAIS. Revista Ilustração, 4(6), 123–133. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.225

Edição

Seção

Artigos Científicos