EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A RELAÇÃO DA TRÍADE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DESDE A IDADE MEDIEVAL AOS DIAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.225Resumo
Este artigo demonstra, através de uma reflexão histórica e cultural, que, no período medieval, a educação tem sua estrutura r baseada no favorecendo da cultura do elitismo aristocrático europeu e o processo de imposição da teologia cristã através do catecismo do dito povo pagão brasileiro, conhecido atualmente como índio. A educação tem um papel de suma importância no desenvolvimento histórico humano na modernidade até os dias atuais, passando por questões chaves como a relação do desenvolvimento social e tecnológico, com o surgimento do processo de industrialização e a necessidade de mão de obra qualificada para a operação dos maquinários e o aumento da produção em massa, limitando o ensino ao processo de repetição e aprendizado de funções específicas dentro do processo Industrial. A partir do século XIX, com o surgimento de novas correntes educacionais liberais e progressistas, surge uma nova estrutura curricular na educação chamada brasileira chamada de Escola Nova, onde o estudante passa a ser o centro do conhecimento como ator ativo e construtivo, tendo seus aspectos sociais e culturais valorizados na relação dialética entre ensino e aprendizagem, perpassando o tempo e sendo um dos principais pilares do desenvolvimento curricular atual e na criação da LDB, que valoriza as informações e conhecimentos obtidos através das novas tecnologias vigentes, desde o surgimento da internet até o desenvolvimento atual das Inteligências Artificiais, revolucionando a dinâmica educacional, curricular e tecnológica em no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Alexander De Magalhães Silva, Daniel Bruno Anunciação Nobre, Filomena Alves Pereira, Luciana Lopes Araújo Capilupe , Sebastião Lopes da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.