A ANÁLISE SWOT COMO AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAR

Autores

  • Lívia Martins Arruda Must University, Estados Unidos
  • Jordana Romero Silva Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Rodrigo Vieira Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Morgado Madeira Caldeira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.224

Resumo

O objetivo deste estudo foi aplicar a análise SWOT em uma instituição de ensino, descrevendo e entendendo suas características, para apresentá-la de forma prática à comunidade escolar, esclarecendo a sua importância para uma instituição escolar que se preocupa com o seu processo ensino-aprendizagem e apontando o diferencial de seu uso no diagnóstico da realidade escolar e na proposição de alternativas de melhoria. A pesquisa teve como foco principal verificar como o diagnóstico empresarial pode contribuir no planejamento estratégico e quais ferramentas utilizar para a escola, nas áreas da diretoria, secretaria, sala de aula, e marketing. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes, analisando-os tanto no ambiente interno, como no externo, onde foram encontrados diversos pontos positivos - a serem explorados, e os pontos negativos - a serem trabalhados em busca de melhorias. O propósito da instituição é se manter como referência no mercado, com qualidade e de forma gratuita, através dos cursos ofertados, e, para isso, é essencial colocar as estratégias em ação. O estudo em questão teve natureza qualitativa, fundamentado nos autores que tratam sobre o tema, utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado aos professores, funcionários, alunos e comunidade. Assim, foi possível realizar o diagnóstico seguindo o modelo de planejamento estratégico com a análise SWOT. Dessa forma, através dos problemas identificados na pesquisa, obteve-se a possibilidade de melhorias na instituição e na elaboração do plano estratégico.

Biografia do Autor

Lívia Martins Arruda, Must University, Estados Unidos

Graduação: Bacharel em Análise de Sistemas(UNISO) e Bacharel em Administração (UNIASSELVI), Licenciatura: Plena em Informática (CEETEPS) e Plena em Pedagogia (INTERVALE). Especialização: Gestão Escolar (FAPEC), Gestão Estratégica da Educação (IBTA), Desenvolvimento em Ambiente WEB (UNISO), Educação de Jovens e Adultos (CEETEPS) e Orientação Educacional (INTERVALE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida). 

Jordana Romero Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras/Inglês na FAFIJA (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras do Norte do Paraná), Letras/Espanhol - Uniseb (COC), Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e Gestão Escolar (FAE Centro Universitário). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida). 

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pós-graduada em: Tecnologia da Informação (Facuminas), Business Intelligence (Facuminas) e Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes) e em Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES). Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). Doutoranda em Ciencias de la Educación (Fics). 

Rodrigo Vieira Ribeiro , Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciado em Física pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande, Física de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear – Radioproteção e Controle de Qualidade pela UNYLEYA . MBA em Gestão da Saúde pela Faculdade Focus. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Vanessa Morgado Madeira Caldeira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduada em Artes Visuais (UNIJALES), Pós-graduada: Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA (FACULDADE DE VITÓRIA), Educação Especial (Instituto Superior  de Educação de Afonso Cláudio), Artes na Educação (Instituto Superior  de Educação de Afonso Cláudio), Gestão Educacional com Habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (UNIVES), Psicopedagogia pela ( Faculdade Paraná- FAP), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Arruda, L. M., Silva, J. R., Santos, L. C. B., Ribeiro , R. V., & Caldeira, V. M. M. (2023). A ANÁLISE SWOT COMO AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(6), 111–121. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.224

Edição

Seção

Artigos Científicos