A ANÁLISE SWOT COMO AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.224Resumo
O objetivo deste estudo foi aplicar a análise SWOT em uma instituição de ensino, descrevendo e entendendo suas características, para apresentá-la de forma prática à comunidade escolar, esclarecendo a sua importância para uma instituição escolar que se preocupa com o seu processo ensino-aprendizagem e apontando o diferencial de seu uso no diagnóstico da realidade escolar e na proposição de alternativas de melhoria. A pesquisa teve como foco principal verificar como o diagnóstico empresarial pode contribuir no planejamento estratégico e quais ferramentas utilizar para a escola, nas áreas da diretoria, secretaria, sala de aula, e marketing. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes, analisando-os tanto no ambiente interno, como no externo, onde foram encontrados diversos pontos positivos - a serem explorados, e os pontos negativos - a serem trabalhados em busca de melhorias. O propósito da instituição é se manter como referência no mercado, com qualidade e de forma gratuita, através dos cursos ofertados, e, para isso, é essencial colocar as estratégias em ação. O estudo em questão teve natureza qualitativa, fundamentado nos autores que tratam sobre o tema, utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado aos professores, funcionários, alunos e comunidade. Assim, foi possível realizar o diagnóstico seguindo o modelo de planejamento estratégico com a análise SWOT. Dessa forma, através dos problemas identificados na pesquisa, obteve-se a possibilidade de melhorias na instituição e na elaboração do plano estratégico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lívia Martins Arruda, Jordana Romero Silva, Laurita Christina Bonfim Santos, Rodrigo Vieira Ribeiro , Vanessa Morgado Madeira Caldeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.