METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.223Resumo
Neste trabalho, abordamos as metodologias ativas e a sala de aula invertida, que é uma metodologia ativa que tem ganhado espaço na educação nos últimos anos, uma prática pedagógica que tem se mostrado bastante efetiva para estimular o aprendizado dos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Discutimos a ideia central dessa abordagem, que é inverter a lógica tradicional do ensino, colocando o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destacamos as vantagens e desafios dessa metodologia para professores e alunos, como garantir que todos os alunos tenham acesso a materiais disponibilizados previamente e planejar adequadamente as atividades que serão realizadas durante os momentos presenciais, bem como as características que um docente precisa ter para aplicá-la com eficácia. Ao final, concluímos que a sala de aula invertida é uma metodologia ativa promissora que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos, mas que é importante que o professor esteja preparado para lidar com os desafios e planeje adequadamente as atividades que serão realizadas em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Jerri Castro de Abreu, Ana Maria Lemes Coelho, Mara de Fátima Martini, Maria da Conceição Barbosa Guimarães, Vânia Rosa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.