METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonio Jerri Castro de Abreu Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Mara de Fátima Martini Must University, Estados Unidos
  • Maria da Conceição Barbosa Guimarães Must University, Estados Unidos
  • Vânia Rosa Alves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.223

Resumo

Neste trabalho, abordamos as metodologias ativas e a sala de aula invertida, que é uma metodologia ativa que tem ganhado espaço na educação nos últimos anos, uma prática pedagógica que tem se mostrado bastante efetiva para estimular o aprendizado dos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Discutimos a ideia central dessa abordagem, que é inverter a lógica tradicional do ensino, colocando o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destacamos as vantagens e desafios dessa metodologia para professores e alunos, como garantir que todos os alunos tenham acesso a materiais disponibilizados previamente e planejar adequadamente as atividades que serão realizadas durante os momentos presenciais, bem como as características que um docente precisa ter para aplicá-la com eficácia. Ao final, concluímos que a sala de aula invertida é uma metodologia ativa promissora que pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos, mas que é importante que o professor esteja preparado para lidar com os desafios e planeje adequadamente as atividades que serão realizadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Antonio Jerri Castro de Abreu, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Única. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Cândido Mendes.  Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto Souza. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY. 

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Mara de Fátima Martini, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Geografia. Pós-Graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria da Conceição Barbosa Guimarães, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia (UVA) – Sobral – CE.  Especialista em Gestão Escolar (UFC), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Vânia Rosa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em Educação Artística, habilitação em artes plásticas. Especialista pela União Educacional de Minas Gerais em Tecnologias Digitais aplicadas à educação e Especialista em Arteterapia Educacional e Clínica pela Faculdade de Tecnologia IPPEO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Abreu, A. J. C. de, Coelho, A. M. L., Martini, M. de F., Guimarães, M. da C. B., & Alves, V. R. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS E SALA DE AULA INVERTIDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(6), 101–109. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.223

Edição

Seção

Artigos Científicos