O PEDAGOGO ENQUANTO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.222

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar o dia a dia do profissional formado em pedagogia na Educação Infantil. Se de fato o mesmo conseguiu utilizar todo o conteúdo aprendido nos bancos acadêmicos com a realidade vivida na escola. Como norte de pesquisa teve-se a questão: Quais os desafios e atribuições do pedagogo no dia a dia da Educação Infantil, e sua capacidade de conciliar teoria e prática apreendidas na faculdade? Uma vez que em uma sala de Educação Infantil heterogênea a realidade é totalmente diferente daquela apresentada pelas literaturas específicas. Por objetivo principal teve-se a capacidade de compreender as atribuições e desafios inerentes à profissão do pedagogo na Educação Infantil. A atuação e os desafios desse profissional no exercício de sua profissão. A pesquisa se pautou em conteúdos bibliográficos, de grandes nomes da área da Educação Infantil, assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e livros oferecidos pela universidade que, serviram de base para o desenvolvimento da mesma.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University Flórida. 

Cristiane Tonetto Escobar, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás; Pós graduada em Educação Interdisciplinar, mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Gestão Escolar com ênfase em Educação Infantil. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Narciso, R., Escobar, C. T., Machado, J. C., Ferreira, M. B. de S., & Beck, V. A. D. (2023). O PEDAGOGO ENQUANTO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Revista Ilustração, 4(6), 85–100. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.222

Edição

Seção

Artigos Científicos