NOVOS CAMINHOS NO PERCURSO ESCOLAR DOS SCREENAGERS

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • João Elias Ferreira da Costa Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Viviane Aparecida Damian Beck Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.221

Resumo

O paper traz como tema os screenagers, a geração digital e sua relação com o contexto escolar no aspecto de aprendizagem e de interação com os recursos. Na educação contemporânea é nítido que as tecnologias digitais estão presentes e se fazem até mesmo necessárias em grande parte das práticas. Diante disso, é inevitável pensar e repensar sobre o formato do ambiente educacional e como ocorre o percurso escolar desse aluno. O objetivo geral deste paper foi compreender os caminhos possíveis para as relações e interações no ambiente escolar dos chamados nativos digitais. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica que levantou alguns artigos sobre o tema contribuindo assim para a fundamentação das ideias e organização das citações. A preferência de materiais é que estivessem publicados entre os anos de 2018 a 2023 e estivessem tanto em língua portuguesa quanto em língua estrangeira, podendo ser espanhola ou inglesa. O paper está organizado em um único tópico que traz as premissas e os elementos sugeridos pelo roteiro de orientação e torna-se de extrema importância para que futuros professores e docentes que já trabalham na educação tenham noção da realidade em que trabalham e visualizem novas tendências educativas dentro de um mundo virtual. O que a literatura trouxe foi a necessidade de construir metodologias, oportunidades, ambientes e possibilidades voltadas para o uso de tecnologias e que sejam atrativas para esses estudantes. Isso porque a dinamicidade é uma das palavras-chave para o aprendizado dessa geração e se apropriar de um recurso único apenas só promoverá insatisfação.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto , Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Especialização em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Gestão Escolar, Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Elias Ferreira da Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel em Ciência Política pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Ética e Política pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí /UESPI (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT (2013) e em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR-2019 e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS).

Viviane Aparecida Damian Beck, Must University, Estados Unidos

Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais. Especialização Coordenação Pedagógica. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Meroto , M. B. das N., Costa, J. E. F. da, Oliveira, R. M. de, Santos, S. M. A. V., & Beck, V. A. D. (2023). NOVOS CAMINHOS NO PERCURSO ESCOLAR DOS SCREENAGERS. Revista Ilustração, 4(6), 75–82. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.221

Edição

Seção

Artigos Científicos