A INVASÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO

COMO ESTA INICIATIVA PODE ALTERAR O MODO DE ENSINAR

Autores

  • Tamara Trentin Must University, Estados Unidos
  • Daniela Dieterich Must University, Estados Unidos
  • Klener Batista Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Renata Camargo Costa Alves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.220

Resumo

Quando abordamos temáticas de cunho amplo de caráter que configura a democracia e a inclusão das pessoas, devemos ter bastante tato para que não causemos um grau de invisibilizarão de algum provável grupo de pessoas inclusas num contexto social, financeiro ou    que possuam algum tipo de limitação física ou mental. Para isto devemos sempre analisar o contexto econômico do país e na realidade de perspectiva das pessoas nas quais trabalhamos rotineiramente. Desta forma, sabemos que a educação há algumas décadas atrás era vista como privilégio onde, quem a seguia devia vir de família bem estruturada e amparada financeiramente  para que pudessem arcar com os estudos dos filhos de forma que isso não acarretasse na vulnerabilidade da família. Neste sentido, foram criadas vias para que mitigassem os efeitos exclusivistas de uma educação inteiramente presencial, tal como, a criação de ensinos utilizando do ensino remoto (online) para que esta educação apresentasse um caráter mais democrático e que realmente atendesse a todos. Obviamente a grande explosão deste recurso veio como resultado da tão temida pandemia causada pelo SARS-COV, porém, os aprendizados adquiridos neste período repercutem até os dias atuais e tendem a permanecer por um bom tempo. Associado a isto, temos a utilização da Inteligência Artificial como meio de amparo e ferramenta de apoio aos alunos inseridos neste modelo de educação tornando-a mais acessível e prática. No mais, este trabalho visa a análise de dados teóricos disponíveis em sites acadêmicos, e a partir deles realizar uma visão crítica correlacionando com minhas vivencias.

Biografia do Autor

Tamara Trentin, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia e História. Pós-Graduação em docência do Ensino Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Daniela Dieterich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Matemática pela UNEMAT e Tecnologia pela Unicesumar. Especialização em Gestão Democrática pela UFMT e Didática do Ensino Superior pela UNIC e Pós-graduada em Constelação Familiar pelo Centro de Mediadores. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Klener Batista, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela FIMES- Fundação Integrada Municipal de Mineiros. Pós Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade APOGEU. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva.  Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida.

Renata Camargo Costa Alves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2004); Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR (2019). Pós-graduação em Orientação educacional pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO (2005). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Trentin, T., Dieterich, D., Batista, K., Meroto, M. B. das N., & Alves, R. C. C. (2023). A INVASÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO: COMO ESTA INICIATIVA PODE ALTERAR O MODO DE ENSINAR. Revista Ilustração, 4(6), 69–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.220

Edição

Seção

Artigos Científicos