O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Geliane Regina Esposito Burin Must University, Estados Unidos
  • Ana Rodrigues Neves Must University, Estados Unidos
  • Anderson Junior da Silva Cruz Must University, Estados Unidos
  • Elaine Fátima Arseno Must University, Estados Unidos
  • Geli Eliane Esposito Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.218

Resumo

É fato que o mundo está se tornando cada vez mais tecnológico, tendo em vista que muitas atividades do dia a dia das pessoas está centrada em algum mecanismo automatizado. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias está se tornando rotineiro, pois alteram o modo de vida em sociedade, o que incorre em mudanças em várias áreas como social, política e econômica, contudo, tem provocado também muitas transformações nos processos de educação. O uso de tecnologias como aliadas ao processo de ensino e aprendizagem pode ser uma forma inovadora e interessante de se propor aulas que despertem mais a atenção dos alunos, facilitando a retenção de novos conhecimentos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral analisar o uso das tecnologias no ambiente escolar, mais especificamente, da realidade virtual nas aulas de Educação Física, evidenciando os ganhos, benefícios e resultados positivos que podem ser obtidos através desse recurso. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, teses, monografias e outros materiais considerados relevantes para o aporte teórico e para o alcance do objetivo proposto. Ao final, o que se pode evidenciar é que usar a realidade nas aulas de Educação Física é algo bastante inovador e, justamente por isso, pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo, dinâmico e interessante, sendo uma forma de prender a atenção dos alunos para os conteúdos a serem ministrados, além de ser uma forma de tornar as aulas dessa disciplina mais diferenciadas, focando-se em uma abordagem que relaciona a teoria com a prática.

Biografia do Autor

Geliane Regina Esposito Burin, Must University, Estados Unidos

[1] Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Alfabetização e Letramento. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Rodrigues Neves, Must University, Estados Unidos

Professora Pedagoga. Alfabetizadora na Rede Municipal de Goiânia. Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Formação de professores. Área de concentração: Alfabetização. Especialização em Psicopedagogia pela FABEC Brasil. Especialização em Formação de professores. Área de concentração: Alfabetização. Licenciatura plena em Pedagogia pela PUC -GO. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Anderson Junior da Silva Cruz, Must University, Estados Unidos

Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Especialização Educação Física Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elaine Fátima Arseno, Must University, Estados Unidos

 Graduação em Pedagogia e Geografia. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Geli Eliane Esposito, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Alfabetização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Burin, G. R. E., Neves, A. R., Cruz, A. J. da S., Arseno, E. F., & Esposito, G. E. (2023). O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. Revista Ilustração, 4(6), 51–59. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.218

Edição

Seção

Artigos Científicos