AVALIANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS ABORDAGENS DISCIPLINARES, MODELOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Flaviani Costa dos Santos Pullen Must University, Estados Unidos
  • Fábio Feitosa Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.217

Resumo

As mídias digitais no ensino são recursos tecnológicos como vídeos, aplicativos, jogos e mídias sociais usados para enriquecer a aprendizagem. Seu papel na educação contemporânea é explorar como essas ferramentas podem melhorar o engajamento e o aprendizado dos alunos. Este estudo, desempenha um papel na avaliação necessária para a conclusão do mestrado acadêmico em "Tecnologias Emergentes em Educação" da Musty University. Utilizando uma abordagem qualitativa e fontes secundárias, o objetivo principal desta pesquisa é investigar por que e para que utilizar mídias digitais para o ensino e foram estabelecidos como objetivos específicos o estudo dos tipos de mídias digitais que estão sendo utilizadas na atualidade; as divergências para distintas áreas do saber; escolha e desenvolvimento de um modelo de mídia ou linguagem visual para uma prática docente e por fim, relato de experiência sobre o uso de mídias digitais. O estudo visa aprofundar nosso entendimento sobre como as mídias digitais estão sendo aplicadas na educação. Os objetivos específicos contribuem para uma visão completa das práticas e desafios associados ao uso dessas tecnologias. Ao final do artigo, espera-se obter informações valiosas que podem informar a prática docente e beneficiar educadores, pesquisadores e profissionais interessados em tecnologias emergentes na educação.

 

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

[1] Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Flaviani Costa dos Santos Pullen, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra (MULTIVIX); Especialista em Gestão Educacional Integrada e Educação Especial pela Faculdade de Vitória; Graduanda em Artes Visuais pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio Feitosa Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado em pedagogia pela UEVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e especialistas em gestão e coordenação escolar pela FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe); Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pela Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento Funcional, Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica, Gestão Esportiva com Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão, Educação Física Adaptada a Inclusão, Educação Infantil Jogos Brinquedos e Recreação, Metodologia em Educação Física e Esporte, em Formação do Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Pullen, F. C. dos S., Rodrigues, F. F., Figueirôa, L. M. de, & Magalhães, M. S. (2023). AVALIANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS ABORDAGENS DISCIPLINARES, MODELOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES. Revista Ilustração, 4(6), 39–49. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.217

Edição

Seção

Artigos Científicos