A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS
UM DEBATE NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.216Resumo
Observa-se atualmente, que as tecnologias digitais se encontram presentes em diversos espaços ou áreas da sociedade. A utilização destas tecnologias tem desencadeado inúmeras transformações no modo de trabalhar, estudar e viver, modificando consideravelmente a maneira como se realizam as atividades e o modo como os indivíduos a idealizam. Dessa forma, as instituições de ensino acabam por se tornar ambientes responsáveis por um ensino com e direcionado a essas tecnologias, ou seja, é um local que, com o passar do tempo foi se adaptando às tecnologias de forma que se imaginou a razão por essa integração ter demorado mais tempo para acontecer, de fato. Contudo, tem-se conhecimento de que também há dificuldades e desafios nesse processo de integração, como a questão do acesso a todos os alunos e o manejo dessas tecnologias por parte dos professores. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consistiu em abordar a interação entre as tecnologias de informação e o currículo escolar, de modo a ressaltar a importância dessa interação, bem como alguns desafios decorrentes dessa inserção tecnológica no currículo. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sites, sintetizando os resultados encontrados e realizando-se a discussão dos mesmos. Chegou-se à conclusão de que a tecnologia agregada ao currículo constitui numa realidade irreversível, dada a imersão tecnológica na qual o mundo se encontra, porém, ainda há um caminho longo a ser percorrido, visto que deve haver investimentos, tanto na formação dos professores para saber lidar com as tecnologias quanto na questão da infraestrutura e acesso dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Filomena Alves Pereira, Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Cláudio Gonçalves de Mattos, Iracema Rocha Marreiros, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.