A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS

UM DEBATE NECESSÁRIO

Autores

  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Cláudio Gonçalves de Mattos Must University, Estados Unidos
  • Iracema Rocha Marreiros Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.216

Resumo

Observa-se atualmente, que as tecnologias digitais se encontram presentes em diversos espaços ou áreas da sociedade. A utilização destas tecnologias tem desencadeado inúmeras transformações no modo de trabalhar, estudar e viver, modificando consideravelmente a maneira como se realizam as atividades e o modo como os indivíduos a idealizam. Dessa forma, as instituições de ensino acabam por se tornar ambientes responsáveis por um ensino com e direcionado a essas tecnologias, ou seja, é um local que, com o passar do tempo foi se adaptando às tecnologias de forma que se imaginou a razão por essa integração ter demorado mais tempo para acontecer, de fato. Contudo, tem-se conhecimento de que também há dificuldades e desafios nesse processo de integração, como a questão do acesso a todos os alunos e o manejo dessas tecnologias por parte dos professores. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consistiu em abordar a interação entre as tecnologias de informação e o currículo escolar, de modo a ressaltar a importância dessa interação, bem como alguns desafios decorrentes dessa inserção tecnológica no currículo. A metodologia utilizada se deu por meio da pesquisa bibliográfica, promovendo análise de literatura científica acerca do tema em questão, pela pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, sites, sintetizando os resultados encontrados e realizando-se a discussão dos mesmos. Chegou-se à conclusão de que a tecnologia agregada ao currículo constitui numa realidade irreversível, dada a imersão tecnológica na qual o mundo se encontra, porém, ainda há um caminho longo a ser percorrido, visto que deve haver investimentos, tanto na formação dos professores para saber lidar com as tecnologias quanto na questão da infraestrutura e acesso dos alunos.

Biografia do Autor

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2007). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação Programus (2010). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia Plena. Especialização: Psicopedagogia; Atendimento Educacional Especializado. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Cláudio Gonçalves de Mattos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática (UNIFACS); Licenciado em História (UNEB); Especialista em Educação Matemática Com Novas Tecnologias. (FTC); Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FAC); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida.

Iracema Rocha Marreiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Gestão e supervisão escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Rodi Narciso, Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Pereira, F. A., Nascimento, C. D. L. do, Mattos, C. G. de, Marreiros, I. R., & Narciso, R. (2023). A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS: UM DEBATE NECESSÁRIO. Revista Ilustração, 4(6), 29–38. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.216

Edição

Seção

Artigos Científicos