O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Fernanda Correa Must University, Estados Unidos
  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos
  • Márcio Santana Magalhães Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.215

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que tem por objetivo investigar, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre o processo de ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais de informação e comunicação nas metodologias aplicadas, no currículo escolar e na sua interatividade. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: Como foi a interatividade das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem? Com a inserção das tecnologias digitais a metodologia aplicada e o currículo escolar foram alterados? Para o desenvolvimento, primeiramente, identificamos como foi a interatividade das tecnologias digitais implementadas ao processo de ensino-aprendizagem. Posteriormente, buscamos as alterações nos currículos escolares e metodologias sofridas em decorrência das tecnologias digitais inseridas. Em suma, concluímos que o processo de ensino-aprendizagem sofre ajustes em decorrência das tecnologias digitais praticadas, porém fica evidente que as ações enriquecem as habilidades e competências adquiridas pelos discentes bem como que há necessidade de ações contínuas de formação docente e investimento em infraestrutura tecnológica.

Biografia do Autor

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela HSM, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

[1] Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube) Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fernanda Correa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (Faculdade Futura). Especialista em Gestão Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar (Faculdade Unina). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (Flórida-USA). 

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras pela AEB - FABEJA (Autarquia Educacional do Belo Jardim). Especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru). Pós-graduanda em Gestão Escolar pela FAVENI. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST UNIVERSITY.

Márcio Santana Magalhães, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário. Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Treinamento Funcional. Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica. Gestão Esportiva com Ênfase em Psicomotricidade e Inclusão. Educação Física Adaptada a Inclusão. Educação Infantil Jogos Brinquedos e Recreação. Metodologia em Educação Física e Esporte. Em Formação do Profissional em Apoio a Alunos com Autismo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA).

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Ferrari, R. F., Santos, D. S. dos, Correa, F., Figueirôa, L. M. de, & Magalhães, M. S. (2023). O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(6), 21–27. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.215

Edição

Seção

Artigos Científicos