GERAÇÃO DE SCREENAGERS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcos Vinicius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Bertolazzi Must University, Estados Unidos
  • Rebeca Maria de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos
  • Rosangela Miranda Crimoni Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.214

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar a relação entre a Geração Screenagers, caracterizada por jovens que passam a maior parte do tempo interagindo com dispositivos digitais, e a educação. O perfil comportamental dessa geração, que consome e cria conteúdo de maneira significativamente diferente das gerações anteriores, exige uma adaptação dos sistemas educacionais tradicionais para atender suas necessidades e demandas. Embora a inclusão da tecnologia digital na educação ofereça novas possibilidades para a aprendizagem personalizada e colaborativa, surgem desafios substanciais, como o desenvolvimento de competências digitais profundas, o potencial de distração, a necessidade de adaptar estilos de ensino e a questão da equidade no acesso à tecnologia. Ademais, considera-se também o impacto do uso constante de tecnologia na saúde mental e no bem-estar dos Screenagers. Conclui-se que, para lidar efetivamente com essa mudança, é crucial um entendimento profundo da relação dos Screenagers com a tecnologia, buscando maximizar as oportunidades de aprendizagem enquanto se mitigam os riscos e desafios associados.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Bertolazzi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências - Faculdade Hebraica Renascença; Graduação em Matemática – Fiar; Pós Graduado: Docência do Ensino Superior – Unimais; Neuropiscopedagogia Clínica e Institucional – Fameesp; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Rebeca Maria de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2019) e em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina – CEUT (2013). Graduação em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2010). Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2007).

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University  -  Flórida.

Rosangela Miranda Crimoni, Must University, Estados Unidos

Rosangela Miranda Cremonini; Graduado: Pedagogia – Faculdade Madre Gertrudes de São José  Pós Graduado: Educação do campo -UFES – Universidade Federal do Espirito Santo; Pós Graduado: Gestão Escolar – Universidade Salgado filho; Mestrando: Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Silva, M. V. M. da, Bertolazzi, J. C., Oliveira, R. M. de, Narciso, R., & Crimoni, R. M. (2023). GERAÇÃO DE SCREENAGERS E EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 4(6), 11–19. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.214

Edição

Seção

Artigos Científicos