METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
JOGOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.213Resumo
Este artigo é baseado em referências bibliográficas e apresenta considerações teóricas e práticas sobre a inovação na educação através da contribuição da metodologia ativa, jogos pedagógicos, no processo educativo. Neste sentido, iremos discutir sobre os jogos educativos na educação bem como os desafios a serem enfrentados pelos docentes e as características necessárias, que os mesmos precisam ter para a implementação dessa prática. Para isso toma-se como referência e inspiração alguns autores como, Gecimar Martins, Natasha Y. Buesa, Vani M. Kenski, Roque Teixeira, entre outros. A educação está em constante transformação e as novas metodologias de ensino, como os jogos pedagógicos, vem de encontro a suprir as necessidades e facilitar a vida das novas gerações. Nesse sentido os jogos pedagógicos são uma abordagem que visa envolver os alunos de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Porém para a implementação dessa metodologia, é necessário enfrentar alguns desafios como a preparação de todos os envolvidos no processo e desafios relacionados à implementação da prática em si, como a seleção de jogos adequados, acompanhamento e avaliação do progresso dos alunos, entre outros. E para aplicar essa metodologia, o professor precisa ter uma combinação de habilidades que veremos a seguir, sendo assim o conjunto de todos esses fatores tem a possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem motivador, divertido,eficaz e significativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayara Talini Pereira Bohrer, Allysson Barbosa Fernandes, Fabiana Fagundes Barros Gomes, Ferdinando Sampaio Rios, Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.