METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO

JOGOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Mayara Talini Pereira Bohrer Must University, Estados Unidos
  • Allysson Barbosa Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Fagundes Barros Gomes Must University, Estados Unidos
  • Ferdinando Sampaio Rios Must University, Estados Unidos
  • Marcos Vinícius Malheiros da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.213

Resumo

Este artigo é baseado em referências bibliográficas e apresenta considerações teóricas e práticas sobre a inovação na educação através da contribuição da metodologia ativa, jogos pedagógicos, no processo educativo. Neste sentido, iremos discutir sobre os jogos educativos na educação bem como os desafios a serem enfrentados pelos docentes e as características necessárias, que os mesmos precisam ter para a implementação dessa prática. Para isso toma-se como referência e inspiração alguns autores como, Gecimar Martins, Natasha Y. Buesa, Vani M. Kenski, Roque Teixeira, entre outros. A educação está em constante transformação e as novas metodologias de ensino, como os jogos pedagógicos, vem de encontro a suprir as necessidades e facilitar a vida das novas gerações. Nesse sentido os jogos pedagógicos são uma abordagem que visa envolver os alunos de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Porém para a implementação dessa metodologia, é necessário enfrentar alguns desafios como a preparação de todos os envolvidos no processo e desafios relacionados à implementação da prática em si, como a seleção de jogos adequados, acompanhamento e avaliação do progresso dos alunos, entre outros. E para aplicar essa metodologia, o professor precisa ter uma combinação de habilidades que veremos a seguir, sendo assim o conjunto de todos esses fatores tem a possibilidade de  criar um ambiente de aprendizagem motivador, divertido,eficaz e significativo.

 

Biografia do Autor

Mayara Talini Pereira Bohrer, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Facel Faculdades.  Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração e graduando em Pedagogia. Especialista em Docência do Ensino Superior; Pós-graduando em Tecnologias Educacionais pelo IFCE. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Fabiana Fagundes Barros Gomes, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Biologia pela UEG.  Especialista em Química Quantitativa pelo Instituto Prominas e Pós-graduada em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar pela Unopar. Cursando Principles of Biochemistry pela Harvard University. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ferdinando Sampaio Rios, Must University, Estados Unidos

Licenciatura plena em Educação Física pela UFC, com pós-graduação em gestão escolar integrada e práticas pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes, e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marcos Vinícius Malheiros da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado e Bacharel em Letras pela UNIDERP. Especialista em Tendências Contemporâneas do Ensino de Língua Inglesa pela UNIDERP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Bohrer, M. T. P., Fernandes, A. B., Gomes, F. F. B., Rios, F. S., & Silva, M. V. M. da. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS . Revista Ilustração, 4(6), 3–10. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.213

Edição

Seção

Artigos Científicos