METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
JOGOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i6.213Resumo
Este artigo é baseado em referências bibliográficas e apresenta considerações teóricas e práticas sobre a inovação na educação através da contribuição da metodologia ativa, jogos pedagógicos, no processo educativo. Neste sentido, iremos discutir sobre os jogos educativos na educação bem como os desafios a serem enfrentados pelos docentes e as características necessárias, que os mesmos precisam ter para a implementação dessa prática. Para isso toma-se como referência e inspiração alguns autores como, Gecimar Martins, Natasha Y. Buesa, Vani M. Kenski, Roque Teixeira, entre outros. A educação está em constante transformação e as novas metodologias de ensino, como os jogos pedagógicos, vem de encontro a suprir as necessidades e facilitar a vida das novas gerações. Nesse sentido os jogos pedagógicos são uma abordagem que visa envolver os alunos de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Porém para a implementação dessa metodologia, é necessário enfrentar alguns desafios como a preparação de todos os envolvidos no processo e desafios relacionados à implementação da prática em si, como a seleção de jogos adequados, acompanhamento e avaliação do progresso dos alunos, entre outros. E para aplicar essa metodologia, o professor precisa ter uma combinação de habilidades que veremos a seguir, sendo assim o conjunto de todos esses fatores tem a possibilidade de criar um ambiente de aprendizagem motivador, divertido,eficaz e significativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayara Talini Pereira Bohrer, Allysson Barbosa Fernandes, Fabiana Fagundes Barros Gomes, Ferdinando Sampaio Rios, Marcos Vinícius Malheiros da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.