TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO X PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Sonia Araújo dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Ana Walquíria Souza da Silva Must University, Estados Unidos
  • Márcia Alves Medeiros Vilela Must University, Estados Unidos
  • Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro Christian Business School, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.188

Resumo

Este artigo tem como objetivo entender a utilização da tecnologia na educação. Uma das questões que devem ser abordadas para o uso da tecnologia na educação é desenvolver as competências e habilidades dos alunos para viver no século XXI. O conceito amplo de competência refere-se à combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que são apropriadas para um determinado ambiente. Perrenoud (2009) afirma que a competência pode ser transformada na capacidade de agir efetivamente em um determinado tipo de situação, apoiando, mas não se limitando ao conhecimento. Esse conceito é mais amplo do que o conceito de competência e se caracteriza por adquirir a capacidade de uma pessoa desempenhar um determinado papel ou função e ser capaz de atingir objetivos. As competências nesta área incluem determinação, responsabilidade, integridade e cidadania, e podem ser definidas em três domínios: cognitivo, introspectivo e interpessoal. Saber passar informação, comunicar e ter empatia são algumas das competências. Ao Entender a evolução da tecnologia e os processos de ensino e aprendizagem é possível estabelecer aquisição de conhecimento a novas relações por meio do acesso móvel às redes de informação e comunicação. Este trabalho será desenvolvido utilizando-se como material de pesquisa e-books da Must University, utilizando palavras-chave na busca: “Tecnologia”, “Processo Ensino Aprendizagem”. Ao utilizar a tecnologia na educação é desenvolver as habilidades e competências dos alunos no processo de ensino e aprendizagem na aquisição de conhecimentos.

Biografia do Autor

Sonia Araújo dos Santos, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University Flórida - USA. Especialista em Educação Infantil e Literatura - Uniflor. Licenciada em Pedagogia - Unemat.

Ana Walquíria Souza da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Língua Inglesa, Gestão Escolar e Gestão Pública. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Márcia Alves Medeiros Vilela, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras Português/Inglês. Especialização em Língua Portuguesa. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro, Christian Business School, Estados Unidos

Graduado em Letras com habilitação em Inglês. Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua, Educação especial. Mestranda em educação pela Christian Business School. 

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Psicólogo pela Ulbra. Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS. 

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Santos, S. A. dos, Silva, A. W. S. da, Vilela, M. A. M., Ribeiro, P. E. de O., & Oliveira, R. F. de. (2023). TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO X PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(4), 3–11. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.188

Edição

Seção

Artigos Científicos