O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA EFICÁCIA DO E-LEARNING

Autores

  • Franciele de Carvalho Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Jean dos Santos Silva Must University, Estados Unidos
  • Mauri Alves da Silva Must University, Estados Unidos
  • Matozalém de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.187

Resumo

Com o avanço tecnológico, o ensino e a aprendizagem estão em constante transformação, exigindo práticas pedagógicas adequadas ao público estudantil, composto principalmente por imigrantes ou nativos digitais. Com a internet, a educação adquiriu novos formatos e expandiu os ambientes de aprendizagem. O E-learning, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tem ampliado o acesso à educação de forma flexível. No entanto, a motivação dos alunos no E-learning tem se apresentado com principal desafio. A motivação desempenha um papel fundamental na eficácia do E-learning, e é essencial compreender os fatores que a influenciam, como autonomia, interação, relevância de conteúdo e feedback. Neste estudo, por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre a relação entre motivação e eficácia do E-learning. Os resultados destacaram a importância dos diferentes personagens envolvidos nesse processo: os e-professores, enquanto responsáveis pela interação e mediação pedagógica; os designers instrucionais, encarregados de criar plataformas estimulantes e interativas; e os alunos, que devem se engajar ativamente na busca pelo conhecimento. A motivação fomenta a eficácia do E-learning, tornando-o uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Esse estudo contribui para o aprimoramento da experiência de aprendizagem nesse contexto.

Biografia do Autor

Franciele de Carvalho Ferreira, Must University, Estados Unidos

Pedagoga pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008); Especialista em Psicopedagogia pela Associação Educacional Vale do Itajaí Mirim (2009); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jean dos Santos Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras, com habilitação em língua inglesa (UFPA); Especialista em Linguística Aplicada na Educação (UCAM), em Metodologias Ativas e Prática docente (Faculdade Iguaçu - FI), em Psicologia Positiva (FI) e em Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e Literatura (FI); Mestrando em Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (Universidad Europea del Atlántico - UNEATLANTICO); Membro do grupo de pesquisa CARE/UFPA.

Mauri Alves da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Instituto de educação Alvorada Plus; Especialização em Educação Especial (Uninove); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Matozalém de Sousa, Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA; Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR; Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Gran Faculdade; Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Especialização em Ensino de Química pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Psicologia (ULBRA). Licenciado em Pedagogia (UFT). Mestre em Ciências da Saúde (UFT). Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST). Doutorando em Ciências da Educação (FICS). 

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Ferreira, F. de C., Silva, J. dos S., Silva, M. A. da, Sousa, M. de, & Oliveira, R. F. de. (2023). O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA EFICÁCIA DO E-LEARNING. Revista Ilustração, 4(4), 47–58. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.187

Edição

Seção

Artigos Científicos