O IMPACTO DA MOTIVAÇÃO NA EFICÁCIA DO E-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.187Resumo
Com o avanço tecnológico, o ensino e a aprendizagem estão em constante transformação, exigindo práticas pedagógicas adequadas ao público estudantil, composto principalmente por imigrantes ou nativos digitais. Com a internet, a educação adquiriu novos formatos e expandiu os ambientes de aprendizagem. O E-learning, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tem ampliado o acesso à educação de forma flexível. No entanto, a motivação dos alunos no E-learning tem se apresentado com principal desafio. A motivação desempenha um papel fundamental na eficácia do E-learning, e é essencial compreender os fatores que a influenciam, como autonomia, interação, relevância de conteúdo e feedback. Neste estudo, por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre a relação entre motivação e eficácia do E-learning. Os resultados destacaram a importância dos diferentes personagens envolvidos nesse processo: os e-professores, enquanto responsáveis pela interação e mediação pedagógica; os designers instrucionais, encarregados de criar plataformas estimulantes e interativas; e os alunos, que devem se engajar ativamente na busca pelo conhecimento. A motivação fomenta a eficácia do E-learning, tornando-o uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Esse estudo contribui para o aprimoramento da experiência de aprendizagem nesse contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Franciele de Carvalho Ferreira, Jean dos Santos Silva, Mauri Alves da Silva, Matozalém de Sousa, Ricardo Furtado de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.