EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Ianan Eugênia de Carvalho Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Solange Aparecida Gallo Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.186

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a educação a distância e o uso da inteligência artificial como otimizadora do processo de ensino-aprendizagem. Com esse intuito utilizamos o método de pesquisa bibliográfica com uma abordagem exploratória com a finalidade de analisar como a inteligência artificial pode contribuir para a aprendizagem no contexto online. Para tal, a pesquisa será baseada no estudo dos seguintes autores: Vicari (2021); Moran (2002); Berbel (2011) entre outros teóricos do assunto. Em suma, o uso da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem pode trazer muitos benefícios, mas também apresenta desafios e riscos que precisam ser considerados. É importante que as instituições de ensino avaliem cuidadosamente o uso da tecnologia e trabalhem em conjunto com professores e alunos para garantir que a inteligência artificial seja utilizada de forma ética, responsável e eficaz.

Biografia do Autor

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ianan Eugênia de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Goiás. Graduanda em Letras pela UNIFAVENI. Especialização em História e Cultura Afro Brasileira pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – FAVENI. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Solange Aparecida Gallo, Must University, Estados Unidos

Tecnóloga em Gestão Empresarial, Licenciada em Letras. Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança e Gestão de RH. Formação pedagógica para docentes não licenciados; especialista em Gestão Escolar e Coordenação. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares- PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares- PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University - Flórida.

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Barros, A. M. R., Carvalho, I. E. de, Laet, L. E. F., Gallo, S. A., & Silva, T. P. A. da. (2023). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(4), 31–37. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.186

Edição

Seção

Artigos Científicos