MODERNIDADE LÍQUIDA DE ZYGMUNT BAUMAN E, GERAÇÕES DE VETERANOS, BABY BOOMERS, X, Y, Z E ALPHA

Autores

  • Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles Must University, Estados Unidos
  • Ana Paula Freitas Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Fábio José de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Flávia Maria Matos Santos dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Maraléia Silva Nogueira do Nascimento Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.185

Resumo

Este trabalho de iniciação do curso do mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, tem como objetivo discorrer sobre a modernidade atual e a geração atual de estudantes, como deve ser tal educação, seus aspectos, suas características. Como as instituições e os professores devem se conduzir diante dessa realidade. Constituindo-se em um trabalho de pesquisa bibliográfica e análise. Considerando a Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman e as Gerações de Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha, de modo representativo e explanatório, como indica Zygmunt Bauman e alguns outros autores. Mais como analisar como deve ser a educação atual, diante dessas mudanças de gerações, procuramos encorajar o leitor a enfrentar a realidade atual e que venham desejar, planejar, aspirar novas reflexões, novos métodos de ensino-aprendizagem mediante a um mundo complexo, com mudanças frequentes, que sejam eficientes nos tempos atuais. A complexidade da modernidade líquida, na esfera educacional, nos obriga a refletir sobre a práxis. E mais ainda, instigar a criticidade no alunado, para que esse pense além das paredes da escola, à sua realidade e vivência em sociedade.

Biografia do Autor

Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles , Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Paula Freitas Ferreira, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras: Inglês, Português e Literatura pela ULBRA: Universidade Luterana do Brasil/Itumbiara-GO; Especialização em Docência Universitária pela UEG; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio José de Araújo, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Letras Português (UNIMES), Pedagogia (UNINTER), Geografia (UNINTER) e Química (UNIASSELVI); Especialista em Biodiversidade Vegetal (UVA), Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFC), Educação Ambiental (UFC), Gestão Pedagógica na Escola Básica (UECE), Língua Portuguesa e Literatura (FAVENI), Ciências Humanas e Sociais Aplicada ao Mundo do Trabalho (UFPI); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University e Dourando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais. 

Flávia Maria Matos Santos dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Professora  e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal da Educação de Salvador - BA.

Maraléia Silva Nogueira do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira - CESAT (ES); Licenciatura em Letras Libras pela Uniasselvi; Especialização em estudos da linguagem pela Faculdade Saberes; Especialização em Educação especial e inclusiva pela Faculdade Vale do Cricaré.

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Fonteles , A. J. C. S., Ferreira, A. P. F., Araújo, F. J. de, Santos, F. M. M. S. dos, & Nascimento, M. S. N. do. (2023). MODERNIDADE LÍQUIDA DE ZYGMUNT BAUMAN E, GERAÇÕES DE VETERANOS, BABY BOOMERS, X, Y, Z E ALPHA. Revista Ilustração, 4(4), 39–46. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.185

Edição

Seção

Artigos Científicos