A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, NOVAS METODOLOGIAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Andréia Bueno Must University, Estados Unidos
  • Debora Cristina Domingos Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Evany Pereira Viana Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.183

Resumo

Este estudo investiga a intersecção entre tecnologia, novas metodologias, currículo e interatividade no contexto educacional contemporâneo. O objetivo é analisar como a integração desses elementos pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência educacional mais envolvente e eficaz para os alunos do século XXI. A metodologia envolveu uma revisão abrangente da literatura relacionada ao tema. A evolução tecnológica redefiniu os parâmetros tradicionais da educação, oferecendo ferramentas para personalizar o aprendizado e acessar uma vasta gama de informações em tempo real. A integração de novas metodologias, como a aprendizagem ativa e baseada em projetos, coloca o aluno como protagonista ativo na construção do conhecimento, promovendo habilidades essenciais para o século XXI, como resolução de problemas e colaboração. A adaptação curricular é crucial para incorporar de maneira eficaz as potencialidades da tecnologia, exigindo não apenas a inclusão de conteúdos digitais, mas também uma redefinição dos objetivos educacionais para incluir habilidades digitais. Conclui-se que a integração bem-sucedida de tecnologia, novas metodologias, currículo e interatividade pode resultar em um ambiente educacional dinâmico e envolvente. Estudos de caso exemplificam a eficácia dessa abordagem em contextos educacionais diversos, demonstrando benefícios tangíveis como o aumento do engajamento dos alunos e a melhoria do desempenho acadêmico. Os desafios e considerações éticas, como a equidade no acesso à tecnologia e a proteção da privacidade dos dados dos alunos, também foram discutidos. Recomendações práticas são oferecidas para auxiliar educadores e instituições a implementar uma abordagem mais integrada no ensino, criando ambientes de aprendizagem alinhados com as necessidades dos alunos do século XXI.

Biografia do Autor

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – Faveni. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Andréia Bueno, Must University, Estados Unidos

Pedagogia -  Universidade Unopar. Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza - pela UFPR. Pós-graduação Docência em Educação Infantil pela UEPG. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Debora Cristina Domingos Ferreira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Evany Pereira Viana, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Pós-Graduação em Artes. Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Infantil. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Laet, L. E. F., Bueno, A., Ferreira, D. C. D., Viana, E. P., & Santos, S. M. A. V. (2023). A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, NOVAS METODOLOGIAS, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM . Revista Ilustração, 4(4), 13–22. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.183

Edição

Seção

Artigos Científicos