MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.182Resumo
O objetivo deste trabalho é apontar justificativas para o uso das diferentes mídias digitais e da linguagem audiovisual no processo de ensino e aprendizagem, considerando uma experiência prática com uma dessas mídias digitais como ação pedagógica que promoveu bons resultados. Para tanto, recorreu-se à metodologia de do tipo bibliográfica. Considera-se que a utilização das mídias digitais e da linguagem audiovisual no ensino tem finalidades condizentes com uma proposta de ensino e aprendizagem colaborativa, cooperativa, ativa e autônoma, bem como inclusiva e crítica na construção do conhecimento, conforme prevê os documentos legais da educação nacional. Além disso, com planejamento e intencionalidade, cada área do conhecimento pode utilizar as mesmas mídias digitais, mediante ao delineamento dos diferentes objetivos de aprendizagem e a partir das necessidades e estilos de aprendizagem dos educandos para que seu uso repercuta em motivação e engajamento dos estudantes, tanto na atividade proposta com o uso das mídias digitais, como em práticas sociais iminentes que requerem intervenções pedagógicas para criar competências tecnológicas nos estudantes, inovação, por parte dos professores, e adequação a um contexto dinâmico e interativo da qual a escola deve acompanhar. A experiência prática com as mídias digitais descrita salienta que o professor pode utilizar tais mídias de forma separada ou em conjunto para promover resultados a aquisição de conhecimento escolar e domínio da tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucelena Maria Fernandes, Adriana Carla de Araújo Veríssimo, Inacio Muniz Franco Neto, Monique Bolonha das Neves Meroto, Vanessa Carolina Gomes de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.