MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO ONLINE

Autores

  • Lucelena Maria Fernandes Must University, Estados Unidos
  • Adriana Carla de Araújo Veríssimo Must University, Estados Unidos
  • Inacio Muniz Franco Neto Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Carolina Gomes de Melo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.182

Resumo

O objetivo deste trabalho é apontar justificativas para o uso das diferentes mídias digitais e da linguagem audiovisual no processo de ensino e aprendizagem, considerando uma experiência prática com uma dessas mídias digitais como ação pedagógica que promoveu bons resultados. Para tanto, recorreu-se à metodologia de do tipo bibliográfica. Considera-se que a utilização das mídias digitais e da linguagem audiovisual no ensino tem finalidades condizentes com uma proposta de ensino e aprendizagem colaborativa, cooperativa, ativa e autônoma, bem como inclusiva e crítica na construção do conhecimento, conforme prevê os documentos legais da educação nacional. Além disso, com planejamento e intencionalidade, cada área do conhecimento pode utilizar as mesmas mídias digitais, mediante ao delineamento dos diferentes objetivos de aprendizagem e a partir das necessidades e estilos de aprendizagem dos educandos para que seu uso repercuta em motivação e engajamento dos estudantes, tanto na atividade proposta com o uso das mídias digitais, como em práticas sociais iminentes que requerem intervenções pedagógicas para criar competências tecnológicas nos estudantes, inovação, por parte dos professores, e adequação a um contexto dinâmico e interativo da qual a escola deve acompanhar. A experiência prática com as mídias digitais descrita salienta que o professor pode utilizar tais mídias de forma separada ou em conjunto para promover resultados a aquisição de conhecimento escolar e domínio da tecnologia.

Biografia do Autor

Lucelena Maria Fernandes, Must University, Estados Unidos

Graduação em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Artes Madre Gertrudes de São José. Especialização em História do Brasil, pelas Simonsen. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University.

Adriana Carla de Araújo Veríssimo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especialização em Planejamento Educacional pela UNIVERSO. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Inacio Muniz Franco Neto, Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras português-inglês e respectivas literaturas pela UNISANTACRUZ. Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela UNINTER. Técnico em Assuntos Educacionais na UnB. Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Flórida.

Vanessa Carolina Gomes de Melo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português e Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade Anhanguera. Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNINOVE. Especialização em Gestão pela Faveni. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Fernandes, L. M., Veríssimo, A. C. de A., Neto, I. M. F., Meroto, M. B. das N., & Melo, V. C. G. de. (2023). MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO ONLINE. Revista Ilustração, 4(4), 69–76. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.182

Edição

Seção

Artigos Científicos