A GERAÇÃO SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Cleudeni Milhomem Brito Must University, Estados Unidos
  • Glyciane Vieira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Sidicleia Soares Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.180

Resumo

Neste artigo, explora-se a relação entre a geração Screenagers e o ambiente educacional, abordando os desafios e as possibilidades dessa interação. Os Screenagers são jovens que cresceram imersos no universo digital, utilizando dispositivos eletrônicos como parte integrante de suas vidas diárias. A presença constante da tecnologia oferece vantagens, como acesso instantâneo a informações e recursos interativos, mas também apresenta impactos, como problemas de concentração e dificuldades na avaliação crítica das informações. O percurso escolar desses estudantes demanda adaptações nas metodologias de ensino, considerando suas habilidades digitais e promovendo uma aprendizagem ativa. Professores e escolas enfrentam o desafio de equilibrar o uso da tecnologia com outras formas de aprendizado, desenvolvendo competências digitais e socioemocionais. Reflexões críticas sobre o assunto destacam a importância de uma educação sensível às necessidades dessa geração, explorando as possibilidades educacionais da tecnologia e promovendo o pensamento crítico dos estudantes. Ao enfrentar esses desafios, as escolas e os educadores podem preparar os Screenagers para um mundo em constante evolução, capacitando-os a se tornarem cidadãos digitais responsáveis e engajados.  

 

Biografia do Autor

Ricardo Furtado de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Psicólogo pela Ulbra. Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.  Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS. E-mail. 

Cleudeni Milhomem Brito, Must University, Estados Unidos

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Tocantins - Unitins. Especialização em Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília – UNB. Especialização em Planejamento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Docência de Ensino Superior - ITOP. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Glyciane Vieira da Silva, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar na UNIBF, Gestão Escolar. Integrada com Ênfase em administração, Coordenação, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional na UNIBF e Docência na Educação a Distância na UNIBF. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -Florida.

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Sidicleia Soares Santos, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais; Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado. Área de Concentração: Educação Especial; Especialização em Educação Especial e Inclusão Social; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Gestão Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

18-11-2023

Como Citar

Oliveira, R. F. de, Brito, C. M., Silva, G. V. da, Costa, J. W. M., & Santos, S. S. (2023). A GERAÇÃO SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ilustração, 4(4), 59–67. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i4.180

Edição

Seção

Artigos Científicos