DESAFIOS E ENTRAVES DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA EM SERRA DO RAMALHO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.177Resumo
O presente artigo te como objetivo analisar as implicações da implantação do Novo Ensino Médio em uma escola de Serra do Ramalho a partir da implantação da reforma curricular do ensino médio no estado da Bahia, iniciada em 2019. Esta reforma foi implementada por meio de uma Medida Provisória aprovada em um contexto de profunda crise institucional, política e social, reflexo de um estado neoliberal e conservador no Brasil. O estudo utilizou da abordagem qualitativa e se configura como documental a partir da análise de documentos e decretos de leis publicados no decorrer da história da educação no Brasil, sites oficias de dados educacionais dos governos estadual e federal. Para atingir este objetivo foram analisadas as normativas e as diretrizes, como as diferentes versões do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). De modo geral, pode-se dizer que a implantação de reforma do Ensino Médio na Bahia, especificadamente em uma escola de Serra do Ramalho ainda precisa de uma ampla discussão com toda sociedade e a comunidade educacional a fim de refletir sobre as problemáticas e possíveis alterações nessa etapa de ensino, bem como a adequação dos espaços escolares para que possa ser garantido aos estudantes do território um ensino de qualidade, na perspectiva da formação humana integral e de transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cândida Santos Mata
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.