O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Samir Ibrahim Elias Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.176

Resumo

É inegável o uso crescente de tecnologias de inteligência artificial (IA), incluindo ferramentas de IA generativa, nas organizações. À medida que esses sistemas se tornam cada vez mais integrados às práticas e aos processos organizacionais, é fundamental compreender seu impacto sobre o comportamento organizacional. A Inteligência Artificial tem recebido muita atenção da imprensa na última década. As empresas estão tentando integrar a IA para realizar todo o seu potencial, mas ela vem com seu próprio conjunto de obstáculos. A IA está se tornando um tópico importante no mundo dos negócios, afetando pequenas e médias empresas, bem como as grandes corporações, que têm sido pressionadas a adotar tecnologias de IA para se manterem competitivas. No entanto, não se pode ignorar as dificuldades que as organizações têm enfrentado na implementação da IA. Esses obstáculos fazem com que a perspectiva de uma integração bem-sucedida da IA pareça até mesmo improvável, se não impossível. Há vários desafios na adoção da IA no setor empresarial e que impactam direta e indiretamente o comportamento das organizações, por exemplo: Poder de computação, déficit de confiança, conhecimento limitado, nível humano, privacidade e segurança de dados, problema de viés e escassez de dados. Por meio de um estudo exploratório de caráter qualitativo, subsidiado por pesquisa bibliográfica, o objetivo do presente estudo foi abordar, de forma não exaustiva, o impacto da Inteligência Artificial (IA) no comportamento das organizações, sobretudo no que se refere ao aumento da eficiência e produtividade e mudanças na força de trabalho empresarial.

Biografia do Autor

Samir Ibrahim Elias, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Administração (Must University – Florida/USA, Especialista em Gestão de Riscos e Cibersegurança (Faculdade Focus), Especialista em Gestão Pública (AVM Educacional), MBA em Finanças Corporativas (ESAB), MBA em Governança Corporativa (Unyleya), Especialista em Gestão Escolar (UNIBF), Especialista em Ensino Bilíngue (Anhembi Morumbi), Graduado em Letras Português/Inglês (UniCesumar), Graduado em Pedagogia (UniCesumar) e Graduado em Comércio Exterior (UNINTER).

Publicado

25-09-2023

Como Citar

Elias, S. I. (2023). O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL . Revista Ilustração, 4(3), 33–39. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.176

Edição

Seção

Artigos Científicos