O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.176Resumo
É inegável o uso crescente de tecnologias de inteligência artificial (IA), incluindo ferramentas de IA generativa, nas organizações. À medida que esses sistemas se tornam cada vez mais integrados às práticas e aos processos organizacionais, é fundamental compreender seu impacto sobre o comportamento organizacional. A Inteligência Artificial tem recebido muita atenção da imprensa na última década. As empresas estão tentando integrar a IA para realizar todo o seu potencial, mas ela vem com seu próprio conjunto de obstáculos. A IA está se tornando um tópico importante no mundo dos negócios, afetando pequenas e médias empresas, bem como as grandes corporações, que têm sido pressionadas a adotar tecnologias de IA para se manterem competitivas. No entanto, não se pode ignorar as dificuldades que as organizações têm enfrentado na implementação da IA. Esses obstáculos fazem com que a perspectiva de uma integração bem-sucedida da IA pareça até mesmo improvável, se não impossível. Há vários desafios na adoção da IA no setor empresarial e que impactam direta e indiretamente o comportamento das organizações, por exemplo: Poder de computação, déficit de confiança, conhecimento limitado, nível humano, privacidade e segurança de dados, problema de viés e escassez de dados. Por meio de um estudo exploratório de caráter qualitativo, subsidiado por pesquisa bibliográfica, o objetivo do presente estudo foi abordar, de forma não exaustiva, o impacto da Inteligência Artificial (IA) no comportamento das organizações, sobretudo no que se refere ao aumento da eficiência e produtividade e mudanças na força de trabalho empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samir Ibrahim Elias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.