GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

CONCEITO, LIMITES E DESAFIOS

Autores

  • Enilson Marques de Oliveira
  • Reginaldo Neves Martins
  • Dragsa Silva Santos Lima

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.173

Resumo

O presente estudo buscou compreender sobre o pensar e o fazer a gestão democrática no contexto de uma escola pública. As questões que nortearam o desenvolvimento do trabalho foram: Que sentidos e significados devemos atribuir á gestão democrática no contexto da escolar? Quais as estratégias utilizadas pela escola no sentido de fortalecer a participação de todos os segmentos (professores, funcionários, alunos e pais) nas tomadas de decisões? Quais os desafios, as possibilidades e o compromisso da escola em desenvolver práticas de gestão pautadas na ação coletiva como superação ao modelo de gestão que privilegia a ação individual e centralizada na pessoa do diretor? A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Os principais autores que embasaram esse estudo foram: Dalila Andrade (1997), Libâneo (2011), Paro (2004), dentre outros. Esse trabalho traz os conceitos, delimitações e histórico da gestão. Os elementos constitutivos da gestão democrática. Considerações finais. Portanto, com base nos resultados dos teóricos estudados, pode se dizer que a gestão democrática é de suma importância para que realmente o ensino aprendizagem aconteça, visto que a participação, item indispensável a esse modelo de gestão faz se presente de forma favorável, por todos os membros que compõe a escola e todos se sentem participantes do processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto escolar.

Biografia do Autor

Enilson Marques de Oliveira

Graduado em Filosofia, Geografia e História; Pós-Graduado em Gestão e Orientação Educacional; Educação à Distância; Metodologia do Ensino de História e Geografia; Mestre em Ciência da Educação.

Reginaldo Neves Martins

Graduado em Filosofia e Educação Física; Pós-Graduado em: Gestão escolar, Ciências da Educação e Metodologia do Ensino de Filosofia; Mestre em Ciência da Educação.

Dragsa Silva Santos Lima

Graduada em Pedagogia, Ciências Biológicas e Serviço Social; Pós-Graduado em Gestão e Orientação Educacional; Mídias na Educação; Mestre em Ciência da Educação.

Publicado

24-09-2023

Como Citar

Oliveira, E. M. de, Martins, R. N., & Lima, D. S. S. (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEITO, LIMITES E DESAFIOS . Revista Ilustração, 4(3), 11–20. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.173

Edição

Seção

Artigos Científicos