GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
CONCEITO, LIMITES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.173Resumo
O presente estudo buscou compreender sobre o pensar e o fazer a gestão democrática no contexto de uma escola pública. As questões que nortearam o desenvolvimento do trabalho foram: Que sentidos e significados devemos atribuir á gestão democrática no contexto da escolar? Quais as estratégias utilizadas pela escola no sentido de fortalecer a participação de todos os segmentos (professores, funcionários, alunos e pais) nas tomadas de decisões? Quais os desafios, as possibilidades e o compromisso da escola em desenvolver práticas de gestão pautadas na ação coletiva como superação ao modelo de gestão que privilegia a ação individual e centralizada na pessoa do diretor? A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Os principais autores que embasaram esse estudo foram: Dalila Andrade (1997), Libâneo (2011), Paro (2004), dentre outros. Esse trabalho traz os conceitos, delimitações e histórico da gestão. Os elementos constitutivos da gestão democrática. Considerações finais. Portanto, com base nos resultados dos teóricos estudados, pode se dizer que a gestão democrática é de suma importância para que realmente o ensino aprendizagem aconteça, visto que a participação, item indispensável a esse modelo de gestão faz se presente de forma favorável, por todos os membros que compõe a escola e todos se sentem participantes do processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Enilson Marques de Oliveira, Reginaldo Neves Martins, Dragsa Silva Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.