AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.169Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a avaliação de aprendizagem na percepção dos professores da Educação Básica utilizando as concepções de avaliação formativa e classificatória, segundo os fundamentos teóricos de Hoffman (1993), Luckesi (2002), Perrenoud (1999), entre outros estudiosos do tema. Para isso, foi dado um questionário semi-estruturado de cunho qualitativo, da tipologia estudo de caso para coleta de dados. A pesquisa contou com sete professores do Ensino Básico localizadas na cidade de Aragarças-GO e Barra do Garças-MT. E de acordo com os resultados obtidos pode-se constatar que a avaliação se faz presente no cotidiano tanto do professor quanto do aluno. Na percepção de avaliação formativa têm-se que a aprendizagem é constante, a cada dia os alunos são avaliados de forma diferente e o ato de avaliar consiste na construção de aprendizagem deles. Já na avaliação classificatória está voltada mais para um aprendizado fechado, baseadas em provas e exames, classifica os alunos de acordo com o que foi aprendido. Assim, conclui-se que a avaliação contribui para apontar os problemas da aprendizagem e é importante que os professores tenham ajuda para construir várias outras possibilidades avaliativas, tentando alcançar o aprendizado do aluno.
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Copyright (c) 2023 Dijalma Pereira Nunes Júnior, Ymara Silvia Pansani Pirani, Hanna Lorraine Lima, Maria Dolores Delmondes
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