AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DO DOCENTE

Autores

  • Dijalma Pereira Nunes Júnior Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Ymara Silvia Pansani Pirani Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Hanna Lorraine Lima Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Maria Dolores Delmondes Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.169

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a avaliação de aprendizagem na percepção dos professores da Educação Básica utilizando as concepções de avaliação formativa e classificatória, segundo os fundamentos teóricos de Hoffman (1993), Luckesi (2002), Perrenoud (1999), entre outros estudiosos do tema. Para isso, foi dado um questionário semi-estruturado de cunho qualitativo, da tipologia estudo de caso para coleta de dados. A pesquisa contou com sete professores do Ensino Básico localizadas na cidade de Aragarças-GO e Barra do Garças-MT. E de acordo com os resultados obtidos pode-se constatar que a avaliação se faz presente no cotidiano tanto do professor quanto do aluno. Na percepção de avaliação formativa têm-se que a aprendizagem é constante, a cada dia os alunos são avaliados de forma diferente e o ato de avaliar consiste na construção de aprendizagem deles. Já na avaliação classificatória está voltada mais para um aprendizado fechado, baseadas em provas e exames, classifica os alunos de acordo com o que foi aprendido. Assim, conclui-se que a avaliação contribui para apontar os problemas da aprendizagem e é importante que os professores tenham ajuda para construir várias outras possibilidades avaliativas, tentando alcançar o aprendizado do aluno.

Biografia do Autor

Dijalma Pereira Nunes Júnior, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIAVEC. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso na disciplina de Biologia. 

Ymara Silvia Pansani Pirani, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Docência do ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos- EJA e Gestão Ambiental. Graduada em História e Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Hanna Lorraine Lima, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD (FAVENI). Graduada em Licenciatura em Matemática (UFMT). Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Maria Dolores Delmondes, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Agroecologia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Educação Multidisciplinar com foco em Geografia pela Faculdade do Instituto Pan-americano (FACIPAM). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica, Rede Municipal de Barra do Garças, MT. 

Publicado

16-08-2023

Como Citar

Nunes Júnior, D. P., Pirani, Y. S. P., Lima, H. L., & Delmondes, M. D. (2023). AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DO DOCENTE. Revista Ilustração, 4(1), 49–59. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.169

Edição

Seção

Artigos Científicos