ÉTICA E EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ymara Silvia Pansani Pirani Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Dijalma Pereira Nunes Júnior Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Hanna Lorraine Lima Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil
  • Maria Dolores Delmondes Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.168

Resumo

Os professores exercem uma ação interativa, marcada por elementos de natureza, incerta, com interfaces subjetivas, emocional, ideológica e valorativa. A investigação em torno dessa problemática teve como principal finalidade compreender a relação entre a concepção dos professores universitários e da educação básica sobre a dimensão ética do ensino, sua prática pedagógica e as diretrizes acerca do desenvolvimento ético profissional. Por tanto, cumpri os seguintes objetivos específicos: discutir sobre o caráter ético da prática educativa e suas implicações para a docência e a formação do professor. O estudo é apoiado nos pressupostos da abordagem qualitativa por tentar compreender o professor como sujeito capaz de explicar as razões que guiam seu agir profissional. Para identificar a ética, adoto como principal estratégia de coleta de informações um questionário com uma entrevista textual. Contudo, mesmo no espaço universitário e na escola básica a ética não constitui tema privilegiado de reflexão, sinalizando a necessidade da formação ética do docente.

Biografia do Autor

Ymara Silvia Pansani Pirani, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos- EJA e Gestão Ambiental. Graduada em História e Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso.

Dijalma Pereira Nunes Júnior, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIAVEC. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso na disciplina de Biologia. 

Hanna Lorraine Lima, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD (FAVENI). Graduada em Licenciatura em Matemática (UFMT). Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso.

Maria Dolores Delmondes, Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, MT, Brasil

Especialista em Agroecologia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Educação Multidisciplinar com foco em Geografia pela Faculdade do Instituto Pan-americano (FACIPAM). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica, Rede Municipal de Barra do Garças, MT. 

Publicado

16-08-2023

Como Citar

Pirani, Y. S. P., Nunes Júnior, D. P., Lima, H. L., & Delmondes, M. D. (2023). ÉTICA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Revista Ilustração, 4(1), 41–48. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.168

Edição

Seção

Artigos Científicos