ÉTICA E EDUCAÇÃO
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i1.168Resumo
Os professores exercem uma ação interativa, marcada por elementos de natureza, incerta, com interfaces subjetivas, emocional, ideológica e valorativa. A investigação em torno dessa problemática teve como principal finalidade compreender a relação entre a concepção dos professores universitários e da educação básica sobre a dimensão ética do ensino, sua prática pedagógica e as diretrizes acerca do desenvolvimento ético profissional. Por tanto, cumpri os seguintes objetivos específicos: discutir sobre o caráter ético da prática educativa e suas implicações para a docência e a formação do professor. O estudo é apoiado nos pressupostos da abordagem qualitativa por tentar compreender o professor como sujeito capaz de explicar as razões que guiam seu agir profissional. Para identificar a ética, adoto como principal estratégia de coleta de informações um questionário com uma entrevista textual. Contudo, mesmo no espaço universitário e na escola básica a ética não constitui tema privilegiado de reflexão, sinalizando a necessidade da formação ética do docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ymara Silvia Pansani Pirani, Dijalma Pereira Nunes Júnior, Hanna Lorraine Lima, Maria Dolores Delmondes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.