O DESIGN INSTRUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Autores

  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.167

Resumo

A pesquisa objetivou a analisar o design instrucional no desenvolvimento na efetivação da aprendizagem autogerida. O qual foi contemplado através da revisão bibliográfica em si e no caso escolhido e apresentado no estudo. Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto da disciplina EDU621 – PRINCPIPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizados os descritores “Aprendizagem Autogerida”, e “Design Instrucional” nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC e Google Acadêmico. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados no período de 2018 a 2023; em periódicos nacionais, na área da educação, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. Percebeu-se durante a pesquisa que a aprendizagem ocorre de várias maneiras e a visão da aprendizagem determina o tipo de material ou atividades que devem ser utilizados no ambiente do Design Instrucional. Partindo desse pressuposto, constatou-se que a aprendizagem autodirigida permite que um grande número de alunos conclua cursos de forma síncrona e assíncrona, pois o aprendizado torna-se mais flexível e os treinamentos podem ser realizados em horários diferenciados, o tempo necessário para oferecer o curso se maximiza. Deste modo, a aprendizagem autogerida e sua possibilidade de alcance flexível e amplo, dentro das possibilidades de professo, aluno e instituição se mostrou de extrema relevância.

Biografia do Autor

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes ( UCAM).Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações: Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduação em Administração pela Faculdade São Geraldo; Licenciatura em Matemática pela “Uniube” Universidade Uberaba; Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Graduando em Engenharia de Produção, pela “Uniube” Universidade Uberaba. Graduando em Letras pelo “IFES” - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo “IFES” Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória ; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória; Especialização em Educação de Jovens e Adultos , pela “FV” Faculdade de Vitória; Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University – Flórida.

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University - Flórida.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Stekich, C. D. L. do N., Ribeiro, H. M., Pena, R. C. D., Santos, S. M. A. V., & Silva, T. P. A. da. (2023). O DESIGN INSTRUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA. Revista Ilustração, 4(2), 145–150. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.167