O DESIGN INSTRUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO NA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.167Resumo
A pesquisa objetivou a analisar o design instrucional no desenvolvimento na efetivação da aprendizagem autogerida. O qual foi contemplado através da revisão bibliográfica em si e no caso escolhido e apresentado no estudo. Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto da disciplina EDU621 – PRINCPIPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizados os descritores “Aprendizagem Autogerida”, e “Design Instrucional” nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC e Google Acadêmico. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados no período de 2018 a 2023; em periódicos nacionais, na área da educação, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. Percebeu-se durante a pesquisa que a aprendizagem ocorre de várias maneiras e a visão da aprendizagem determina o tipo de material ou atividades que devem ser utilizados no ambiente do Design Instrucional. Partindo desse pressuposto, constatou-se que a aprendizagem autodirigida permite que um grande número de alunos conclua cursos de forma síncrona e assíncrona, pois o aprendizado torna-se mais flexível e os treinamentos podem ser realizados em horários diferenciados, o tempo necessário para oferecer o curso se maximiza. Deste modo, a aprendizagem autogerida e sua possibilidade de alcance flexível e amplo, dentro das possibilidades de professo, aluno e instituição se mostrou de extrema relevância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Helena Maria Ribeiro, Renata Carvalho Durães Pena, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.