CRIANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOTIVADOR

O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Eliane Oelke Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.166

Resumo

Neste artigo de revisão, exploramos o papel do professor no e-learning como mediador e facilitador do engajamento dos estudantes. Observamos que, apesar das vantagens oferecidas pelas plataformas de e-learning, o papel do professor continua sendo fundamental na criação de um ambiente de aprendizagem motivador. O estudo para este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina EDU620 – Teorias da Aprendizagem e o Design de Ambientes de E-learning e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto. Foram utilizados os descritores ‘e-learning’, ‘professor’, ‘engajamento dos estudantes’ nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC e Google Acadêmico. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados a partir de 2013; em periódicos nacionais, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. A coleta desses dados foi realizada no mês de maio de 2023. o papel do professor no e-learning vai além de transmitir informações. Ele desempenha um papel crucial como mediador, facilitador e motivador dos estudantes, promovendo a participação ativa, a interação e a colaboração no processo de aprendizagem. Através dessa abordagem, podemos explorar todo o potencial das tecnologias educacionais, tornando a educação uma experiência enriquecedora e transformadora.

Biografia do Autor

Eliane Oelke, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Oelke, E. (2023). CRIANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOTIVADOR: O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. Revista Ilustração, 4(2), 137–144. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.166