AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO

O USO DE TECNOLOGIA E NOVAS METODOLOGIAS

Autores

  • Valéria Maria Amorim da Silva Pontes Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.164

Resumo

Diante das inovações tecnológicas que permeiam o mundo contemporâneo, trazendo mudanças significativas em vários segmentos da sociedade, a escola, enquanto espaço de produção de conhecimento, não pode estar aquém ao aspecto tecnológico em questão. O presente estudo tem por objetivo ressaltar a necessidade de a escola mudar sua maneira de pensar a educação atual e o currículo, inovando suas práticas pedagógicas a partir do uso de tecnologias e novas metodologias, tornando a aprendizagem mais interessante, com aulas mais dinâmicas e interativas. Para que ocorra a integração destas tecnologias ao currículo, o professor tem um papel de fundamental importância de mediar este processo, pois a tecnologia sozinha não garante de fato uma aprendizagem significativa. Como exemplo, um relato de experiência com a utilização da plataforma Kahoot, foi citado como prática inovadora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica centrada em artigos científicos. Com esta pesquisa foi possível concluir que as novas gerações, estão cada vez mais conectadas e a escola precisa fazer uso de novas metodologias e tecnologias, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo, para motivar os alunos e aumentar a participação e engajamento dos mesmos para aquisição e construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Valéria Maria Amorim da Silva Pontes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Educação Física pela UFES. Especialização em Planejamento Educacional (UNIVERSO), Educação Especial com ênfase em Deficiência Mental (FIJ), Formação de Mediadores em EAD (UFES). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Pontes, V. M. A. da S. (2023). AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIA E NOVAS METODOLOGIAS. Revista Ilustração, 4(2), 125–129. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.164