O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Claudio G. De Mattos Must University, Estados Unidos
  • Filomena Alves Pereira Must University, Estados Unidos
  • Iracema Rocha Marreiros Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.162

Resumo

A pesquisa objetivou a analisar e compreender o papel do professor como mediador e facilitador no ambiente de aprendizagem, com foco no e-learning. O qual foi contemplado através da revisão bibliográfica em si e no caso escolhido e apresentado no estudo. Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto da disciplina EDU620 – Teorias da Aprendizagem e o Design de Ambientes de E-learning. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizados os descritores ‘Professor como mediador’, ‘Facilitação da aprendizagem’, ‘Ambiente de aprendizagem online (e-learning)’ e ‘Tecnologia educacional’ nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC e Google Acadêmico. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados no período de 2018 a 2023; em periódicos nacionais, na área da educação, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. Este artigo destacou a importância do professor como mediador e facilitador no ambiente de aprendizagem, ressaltando os desafios e estratégias envolvidos na dinâmica entre professor, tecnologia e estudantes. Ao compreender esses aspectos e adotar práticas pedagógicas eficazes, os professores estarão melhor preparados para promover uma aprendizagem significativa e potencializar o uso da tecnologia como uma ferramenta facilitadora no processo educacional.

Biografia do Autor

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Claudio G. De Mattos, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Matemática (UNIFACS); Licenciado em História (UNEB); Especialista em Educação Matemática Com Novas Tecnologias. (FTC); Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FAC); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University - Flórida. 

Filomena Alves Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)Especialistas em Psicopedagógico pelo Instituto Superior de Educação Programos(ISEPRO); MestrandoEm Tecnologias Emergentes em Educação (Must University-Florida).

Iracema Rocha Marreiros, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Gestão e supervisão escolar. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Stekich, C. D. L. do N., Mattos, C. G. D., Pereira, F. A., Marreiros, I. R., & Narciso, R. (2023). O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(2), 109–115. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.162