O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E FACILITADOR NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.162Resumo
A pesquisa objetivou a analisar e compreender o papel do professor como mediador e facilitador no ambiente de aprendizagem, com foco no e-learning. O qual foi contemplado através da revisão bibliográfica em si e no caso escolhido e apresentado no estudo. Este paper teve como metodologia a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto da disciplina EDU620 – Teorias da Aprendizagem e o Design de Ambientes de E-learning. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizados os descritores ‘Professor como mediador’, ‘Facilitação da aprendizagem’, ‘Ambiente de aprendizagem online (e-learning)’ e ‘Tecnologia educacional’ nas bases de dados do portal de periódicos da CAPES/MEC e Google Acadêmico. Considerando alguns critérios de inclusão para serem utilizados, como: artigos publicados no período de 2018 a 2023; em periódicos nacionais, na área da educação, publicados em português e que se encontravam na íntegra e com os devidos endereços eletrônicos abertos ao público sem a necessidade de cadastros para acesso. Este artigo destacou a importância do professor como mediador e facilitador no ambiente de aprendizagem, ressaltando os desafios e estratégias envolvidos na dinâmica entre professor, tecnologia e estudantes. Ao compreender esses aspectos e adotar práticas pedagógicas eficazes, os professores estarão melhor preparados para promover uma aprendizagem significativa e potencializar o uso da tecnologia como uma ferramenta facilitadora no processo educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Claudio G. De Mattos, Filomena Alves Pereira, Iracema Rocha Marreiros, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.